A Sala Multimédia do Palácio de Cristal, na Feira do Livro do Porto, foi o palco, dia 6 de setembro, da apresentação dos livros “Breviário de Medo e Malícia” de Leonel Barbosa e “O Sentido Litoral” de A. B. Bueno - vencedores ex aequo da última edição do Prémio Revelação Literária UCCLA-CMLisboa: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa.
O evento contou com as intervenções do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, de Isabel Figueiras, em representação da editora Guerra e Paz, do vencedor Leonel Barbosa, de Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA, e, em vídeo, do vencedor André Bazzoni Bueno (A. B. Bueno).
Veja aqui a apresentação dos livros
Os vencedores desta edição:
O livro “Breviário de Medo e Malícia” de Leonel Barbosa é composto por 19 contos, a obra do otorrinolaringologista minhoto está povoada de personagens memoráveis que protagonizam histórias em que a realidade e a ficção se tocam. Uma experiência de evasão deste mundo e do outro. Leonel Barbosa conduz-nos pelos mistérios da malícia, a grande e a pequena, a dos mortais e a dos divinos; e explora as variações do medo - o da insuficiência e o do esquecimento, acima de tudo. O livro é composto por contos que nos remetem tanto para um lugar de exuberância e entusiasmo, quanto para o interior desolado de uma mente céptica.
“O Sentido Litoral”, do autor baiano A. B. Bueno, é inspirado pelo encontro do sujeito poético com o mar. A obra do autor brasileiro, que vive no litoral da Bahia, leva-nos a despertar os cinco sentidos, remetendo o leitor para paisagens, texturas, aromas, sons e cheiros costeiros. Do encontro da pele (quase) nua com o litoral, e especialmente com a praia tropical, nasce O Sentido Litoral, um livro que reúne 50 poemas sensoriais estimulados pelo Sol, a Lua, o vento, o marulho, a areia, a maresia, a linha do horizonte, as cores do céu e da terra, o cheiro das algas, as formas das nuvens, o sal na boca e a água no corpo. O sentido litoral não é literal nem figurado. É o sentido que a palavra poética activa no corpo sensorial.
Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa:
O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, criado em 2015, é uma iniciativa da UCCLA em conjunto com o Movimento 800 anos da Língua Portuguesa. Em 2020 foram estabelecidas duas parcerias: uma com a editora Guerra e Paz, que passará a responsabilizar‐se pela edição da obra premiada e outra com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Festival Literário de Lisboa ‐ 5L.
Mais informações sobre os resultados da última edição do Prémio
Notícia relacionada:
Novos rostos das letras lusófonas apresentados na Feira do Livro