No âmbito do projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste”, foi apresentado, dia 11 de outubro, o estudo prévio para a requalificação do espaço público localizado em Bidau-Lecidere, na parte oriental da capital timorense Díli.
Com vista à melhoria da segurança e da mobilidade dos cidadãos, o projeto irá qualificar o espaço público da marginal de Díli e contribuir para uma maior qualidade ambiental, com novas zonas pedonais, espaços verdes e novos equipamentos (cultura, comércio, serviços, esplanadas e instalações sanitárias).
O projeto, apresentado na sede da Administração Municipal de Díli por técnicos da Câmara Municipal de Lisboa, abrange uma zona de intervenção de cerca de 20 mil metros quadrados na frente marítima da cidade e com execução prevista até ao final de 2024.
O secretário de Estado dos Assuntos da Toponímia e da Organização Urbana de Timor-Leste, Germano Dias, considerou o projeto “importante para o Governo, com benefícios diretos para a população da capital”.
Para a presidente da Autoridade Municipal de Díli, Guilhermina Ribeiro, o projeto insere-se num esforço tanto de melhoria urbana como de reforço das qualificações dos funcionários municipais.
De acordo com o embaixador da União Europeia em Díli, Marc Fiedrich, este projeto-piloto pretende reforçar a proteção, a segurança e a mobilidade dos cidadãos, ajudando a fortalecer a sustentabilidade da capital.
De referir que o projeto “Parceria para o Reforço da Governação Urbana, Inclusão Social e Promoção do Empreendedorismo em Díli, Timor-Leste” é financiado pela União Europeia (UE) e executado pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), Autoridade Municipal de Díli e Câmara Municipal de Lisboa.