Apresentação do Festival da Canção Infantil dos Países de Língua Portuguesa na UCCLA
Imagem
Apresentação do Festival da Canção Infantil dos Países de Língua Portuguesa na UCCLA
Publicado em 19-10-2019
Estimular o gosto pela música nas crianças, incentivar a composição musical para o  universo infantil, promover a Língua Portuguesa e contribuir para a preservação e valorização das línguas maternas dos países de língua oficial portuguesa são os objetivos do Festival da Canção Infantil dos Países de Língua Portuguesa apresentado em conferência de imprensa no dia 17 de outubro, no auditório da UCCLA.
 
Trata-se de um projeto sem fins lucrativos, organizado pela Associação Estrela da Lusofonia, onde a associada Sophie Baessa é a mentora deste projeto - de referir que a sua primeira experiência no mundo da música foi a participação no grupo juvenil Onda Choc. Desde 2011 dedica-se maioritariamente à realização de eventos culturais, tem aberto espaços para as artes performativas e novos talentos. 
 
Conferencia de imprensa-Festival da Cancao Infantil dos Paises de Lingua Portuguesa_0530  Conferencia de imprensa-Festival da Cancao Infantil dos Paises de Lingua Portuguesa_0535  Conferencia de imprensa-Festival da Cancao Infantil dos Paises de Lingua Portuguesa_0538
 
No Festival da Canção Infantil dos Países de Língua Portuguesa irão participar crianças pertencentes aos nove países de língua oficial portuguesa, com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos de idade. Haverá também padrinhos de cada uma das crianças dos países presentes no Festival. Os padrinhos são compositores dos países ou de origem da criança apadrinhada. Com participação especial, os padrinhos são convidados (as) a compor duas músicas inéditas para o Festival, sendo que na primeira canção a criança canta na Língua Portuguesa e na segunda canção a criança canta na Língua Materna. Para o caso do Brasil e Portugal, o Festival admite a composição do género de música tradicional/regional para a segunda interpretação. 
 
Padrinhos desta primeira edição:
Angola - Chalo Correia
Brasil - Luanda Cozetti
Cabo Verde - Maria Alice Silva 
Guiné-Bissau – Ammy Injai
Guiné-Equatorial - Betty Akna
Moçambique - Costa Neto
Portugal - Mónica Sintra
São Tomé e Príncipe - Tonecas Prazeres
Timor-Leste – ainda não há indicação
 
A cantora portuguesa Mónica Sintra foi eleita Embaixadora do Festival da Canção Infantil da Língua Portuguesa.
 
Na ocasião foram dadas a conhecer as mascotes do festival, confecionadas por uma marca de Angola, Mucua Doce. São 9 bonecos em pano que representam todos os países de língua portuguesa. No seite será possível adquiri o boneco que pretender, ou contribuir para o projeto.
 
Conferencia de imprensa-Festival da Cancao Infantil dos Paises de Lingua Portuguesa_0544  Conferencia de imprensa-Festival da Cancao Infantil dos Paises de Lingua Portuguesa_0517  Conferencia de imprensa-Festival da Cancao Infantil dos Paises de Lingua Portuguesa_0550
 
 
Este projeto visa contribuir para o desenvolvimento de valores humanos, com vista à construção de sociedades de paz, de respeito, de direitos, de partilha e de solidariedade. É neste conceito que o festival está projetado, deixar que esses valores sobressaiam através de um evento musical. A organização optou que o evento não tivesse caraterísticas de um concurso, é um festival itinerante, será realizado anualmente no âmbito das comemorações do dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP. 
 
O Festival da Canção Infantil dos Países de Língua Portuguesa conta com o apoio institucional da UCCLA e da CPLP.