Uma música cheia de amor e de esperança é o resultado de um trabalho audiovisual, que juntou 21 cantores e 4 músicos, e que apela à solidariedade de todo o mundo no combate ao flagelo da pandemia da Covid-19. “Mundos diferentes, Todos iguais” foi apresentado, ao vivo, no auditório da UCCLA, no dia 14 de maio. Poderá visualizar a apresentação através do link https://youtu.be/waYuYwoPhzg
O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, deu início à sessão afirmando ser uma honra para a UCCLA acolher esta iniciativa tão meritória, que traduz a unidade e solidariedade da língua portuguesa, língua materna dos nossos países.
Para o mentor deste projeto, o são-tomense Tonecas Prazeres, o percurso até aqui foi longo, e difícil, mas este dia é “muito importante para quem fez este trabalho” e para todos os “músicos que aderiram, desde a primeira hora”.
Como não foi possível contar com a presença de todos os envolvidos, na ocasião, foram transmitidas mensagens de apoio e de incentivo a este trabalho que carrega a solidariedade de todo o mundo no combate ao flagelo da pandemia da Covid-19.
O evento contou com a presença do Embaixador de São Tomé em Portugal, António Quintas do Espírito Santo, e do adido cultural da Embaixada de Angola em Portugal, Luandino Carvalho.
Os cantores envolvidos neste projeto foram: Ana Lains (Portugal), Anastácia Carvalho (São Tomé e Príncipe), Biah Vasconcelos (Brasil), Calema (São Tomé e Príncipe), Costa Neto (Moçambique), Dany Silva (Cabo Verde), Don Kikas (Angola), João Gil (Portugal), Karina Gomes (Guiné-Bissau), Luís Represas (Portugal), Mário Marta (Cabo Verde), Mikas Cabral (Guiné-Bissau), Mingo Rangel (Moçambique), Paulo de Carvalho (Portugal), Remna (Guiné-Bissau), Stewart Sukuma (Moçambique), Tito Monteiro (Brasil), Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe), Zé Barros (Portugal) e Zé Camarada (Timor-Leste).
Banda:
Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe) - Guitarra acústica
Virgílio Gomes (Brasil) - Guitarra elétrica
Mike Trovoada (São Tomé e Príncipe) - Congas e percussões
Kalú Ferreira (Cabo Verde) - Teclados
Dimitri (Rússia) - Baixo
Letra: Tonecas Prazeres (São Tomé e Príncipe)
Música: Mingo Rangel (Moçambique) e Paulo de Carvalho (Portugal)
Hoje o medo, a insegurança e a dor...
Fazem parte das nossas vidas!
O medo de ser infectado!
A incerteza da cura!
A dor pela perda dos entes queridos!
A solidão!
Nunca a solidariedade e o amor ao próximo fizeram mais sentido.
Estamos efetivamente todos no mesmo barco.
Nós, artistas também estamos nesta luta!
... sem trabalho, mas sempre solidários!
Por isso cá estamos de novo para dar o nosso contributo!... com esta mensagem de esperança apelando ao bom senso e solidariedade de todo o mundo no combate a este grande flagelo da Pandemia da COVID-19.
Contamos com o vosso apoio na divulgação desta campanha de sensibilização!
(coletivo de artistas envolvidos)