Angra do Heroísmo vai ter primeira biblioteca livre do país

Angra do Heroísmo vai ter primeira biblioteca livre do país

A primeira Pequena Biblioteca Livre do país vai ser lançada em Angra do Heroísmo (Membro Efetivo da UCCLA), nos Açores, Portugal, para promover um projeto de "literacia comunitária" que existe em dezenas de países em todo o mundo.
 
O projeto visa "promover o gosto pela leitura através da troca grátis de livros" por via da instalação de pequenas estruturas, de "pequenas bibliotecas/livrarias livres", dinamizadas "no seio da comunidade", explicou José Guilherme Silva, membro da organização Confraria dos Livros.
 
"Na sua forma mais básica, uma Pequena Biblioteca Livre é uma caixa cheia de livros, geralmente em formato de casinha, ou outras, a onde qualquer pessoa pode levar um livro, trazendo, por troca, um outro livro para compartilhar", explicou, referindo tratar-se de uma iniciativa criada em 2009, nos Estados Unidos da América, pela organização sem fins lucrativos Little Free Library.
 
José Guilherme Silva adiantou que está prevista a instalação, até final de junho, de mais três unidades, duas em Angra do Heroísmo e uma na Praia da Vitória.
 
Para já, a primeira unidade vai ser lançada no espaço da Quinta dos Açores, estando preparada com um 'stock' de mais uma centena de livros, sendo, de forma rotativa, disponibilizados entre 20 a 40 títulos.
 
O projeto pressupõe ainda que cada Pequena Biblioteca Livre "esteja mapeada a nível mundial" através do portal da organização (littlefreelibrary.org) que, em janeiro de 2014, quantificou em cerca de 15 mil registadas em todo no mundo.
 
 
Publicado em 16-04-2014