Angra do Heroísmo apresenta programa AMA Angra para 2023
Imagem
Angra do Heroísmo apresenta programa AMA Angra para 2023
Portugal |
PORTUGAL | Angra do Heroísmo
Publicado em 23-01-2023

O Município de Angra do Heroísmo (Membro Efetivo da UCCLA), em Portugal, disponibiliza em 2023, o programa AMA Angra - Apoio à Parentalidade, permitindo de forma totalmente gratuita, apoiar as famílias do concelho, desde a fase da gravidez ao pós-parto. 

O programa teve o seu início em 2022, e decorreu entre março e dezembro, tendo incluído mensalmente sessões de aconselhamento individual, nas 19 freguesias do concelho de Angra do Heroísmo, 5 cursos de preparação para o nascimento, e 16 workshops dirigidos a pais, profissionais da edução e da saúde, assim como as conversas de colo.

“Foi com grande satisfação que o Município de Angra do Heroísmo, verificou a adesão da população de Angra do Heroísmo a todas as valências e apoio disponibilizado pelo programa AMA Angra, foram 115 famílias acompanhadas nas sessões individuais, 75 casais inscritos nos Cursos de Preparação para o Nascimento, 215 pessoas nos diversos Workshops e 25 mães nas Conversas de colo. Consideramos que através do acompanhamento de um grupo de excelentes profissionais, que integram o programa AMA Angra, disponibilizamos informação e formação para dar resposta às reais necessidade da população do concelho, no atual contexto social, quanto aos desafios da parentalidade”, refere Fátima Amorim, vereadora da autarquia de Angra.

Para dar continuidade ao programa AMA Angra, em 2023, o município estabeleceu uma parceria com a Associação AMA - Aldeia da Parentalidade.

Em 2023, o programa continua a disponibilizar de forma gratuita “Roadshow pelas 19 freguesias de Angra do Heroísmo”, incluindo sessões individuais de apoio na pré conceção, gravidez e pós parto, na amamentação, no regresso ao trabalho, na introdução alimentar e consultadoria de Babywearing.

Estão ainda programados 6 cursos de “Preparação para o Nascimento”, para grávidas entre as 24 e 32 semanas, em que os casais, durante 9 módulos, são acompanhados por uma equipa de 11 profissionais de diversas áreas ligadas à saúde materno-infantil, em que serão abordados aspetos relacionados com nutrição, trabalho de parto, os métodos farmacológicos e não farmacológicos do alívio da dor, a amamentação, os cuidados com o recém-nascido, o puérperio e atividade física, a exterogestação, o toque e babywearing.

Para o ano de 2023, o programa AMA Angra apresenta uma nova ação designada “Bairros Saudáveis, Crianças Felizes”, direcionada para a população que vive nos bairros sociais do concelho (Lameirinho, Terra-Chã e São Mateus), e que têm como grande objetivo a (re)educação económica das famílias, abordado aspetos relacionados com a alimentação Saudável e gestão de economia familiar para alimentação.
 

Mais informações sobre AMA Angra disponível aqui