O Município de Angra do Heroísmo (Membro Efetivo da UCCLA) apresentou publicamente, dia 26 de outubro, o Plano Estratégico de Combate à Pobreza e Exclusão Social, para o concelho, para o período 2023-2027.
O documento segue as recomendações europeias, nacionais e regionais, na matéria de combate à pobreza e exclusão social, nomeadamente o Plano de Ação para o Pilar dos Direitos Sociais, a Estratégia Nacional de Combate à Pobreza 2021-2030 e a Estratégia Regional de Combate a Pobreza e Exclusão Social 2018-2028.
O Plano Estratégico de Combate à Pobreza e Exclusão Social, do Município de Angra do Heroísmo, tem como objetivo principal ser um contributo para a redução da pobreza e a exclusão social, no concelho, promovendo a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento social sustentável.
Segundo a vereadora Fátima Amorim “o plano é um guia para as políticas públicas e capacita o município com as ferramentas e estruturas adequadas para suprimir as situações de carência identificadas”.
O município está empenhado em melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos e promover a equidade social no concelho.
“Para a definição da estratégia foi realizada uma análise aos dados estatísticos mais recentes, que nos permitiu uma caracterização em termos demográficos, e uma análise à evolução económica, ao mercado laboral, à proteção social, à saúde, a habitação, e a justiça e segurança. Foram ainda realizados focus group, entrevistas e inquéritos, tendo sido convidados a participar, 69 entidades”, refere Fátima Amorim.
O plano é composto por três eixos de intervenção, seis objetivos específicos e 40 ações, que abrangem diversas áreas. Essas ações visam promover a inclusão, criar oportunidades de emprego, melhorar o acesso à educação, habitação e cuidados de saúde, e garantir que todos os cidadãos de Angra do Heroísmo tenham igualdade de oportunidades para prosperar.
De acordo com a Fátima Amorim, responsável pela ação social, «o Plano de Combate à Pobreza e Exclusão Social é uma demonstração clara do nosso compromisso para enfrentar os desafios sociais do nosso concelho. A implementação deste plano requer o compromisso de diversos setores da sociedade, através do estabelecimento de parcerias com o município, porque acreditamos que juntos podemos garantir um futuro melhor para a nossa população. A nossa prioridade é assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de viver com dignidade no concelho e ter um futuro promissor. Estamos empenhados na implementação destas ações para alcançar uma comunidade mais justa e solidária».
O Plano de Combate à Pobreza e Exclusão Social está disponível para consulta no website da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo (www.angradoheroismo.pt), onde os cidadãos poderão obter mais informações e acompanhar o progresso das iniciativas.