Câmara da Praia assina protocolo para disponibilizar consultas gratuitas aos munícipes

Câmara da Praia assina protocolo para disponibilizar consultas gratuitas aos munícipes

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, o presidente da Fundação Francisco Alves Vieira para a Saúde e Desenvolvimento Social, Francisco Alves Vieira, e o diretor Administrativo e Financeiro da Clínica Cardiomed (Centro Médico Cardiológico), Elton Ruben Tavares, assinaram, dia 28 de agosto, um protocolo de parceria que visa disponibilizar consultas e serviços de enfermagem gratuitas aos munícipes em diferentes bairros da Praia.

Através deste acordo, as três instituições comprometem-se em levar aos bairros da Praia, um conjunto de atividades gratuitas na área da Saúde, a saber, consultas médicas, serviço de enfermagem três vezes por semana, realização de feiras de saúde e de conversas abertas, bem como campanhas de sensibilização levando assim informações úteis à população. Vila Nova será o primeiro bairro a acolher estas atividades que vão ser realizadas na Delegação Municipal da CMP, sita nessa zona.

Durante a assinatura do acordo, Francisco Carvalho destacou, primeiramente, a humildade e a humanidade do médico-cientista Francisco Alves Vieira que, sublinhou, sendo um “filho da Vila Nova” quis ele, num gesto simbólico, que o programa começasse a ser implementado nessa zona.

“É um ato de amor, porque o presidente da Fundação e dono da Cardiomed, Dr. Francisco Alves Vieira, cardiologista de renome, é também filho de Vila Nova. Por isso, hoje é um grande dia porque ele retribuiu esse gesto de amor para a sua comunidade, e vai alargá-lo para outros bairros, de modo a que estes se tornem mais saudáveis e resilientes”, sublinhou Francisco Carvalho, deixando profundos agradecimentos aos seus parceiros pelo gesto.

Por seu lado, Francisco Alves Vieira começou por explicar que a Cardiomed, a funcionar desde 2005, sempre teve essa preocupação social, estando neste momento em quatro ilhas, Santiago (Achada Santo António e Plateau), Sal, Boavista e Fogo. Porém, avançou que a criação da Fundação só aconteceu no ano passado, de modo a alargar a sua intervenção nas áreas social e da saúde, nas comunidades.

“Eu sempre defendi que a medicina preventiva é que é o motor de desenvolvimento da Saúde.Nós temos que apostar na prevenção e na educação para a Saúde, levando informações às pessoas dos cuidados que devem ter para uma vida saudável porque é muito mais eficaz e mais barato”, frisou o médico, dizendo que os serviços da Autarquia da Praia também vão ser contemplados, no quadro deste protocolo.

 

Mais informações sobre Câmara da Praia assina protocolo para disponibilizar consultas gratuitas aos munícipes

 

 

Publicado em 01-09-2024