Estudo propõe criação de plataforma inteligente para apoiar idosos

Estudo propõe criação de plataforma inteligente para apoiar idosos

Investigadores de Macau defendem que se deveria adotar uma plataforma inteligente de apoio ao envelhecimento, que integre meios tecnológicos de forma a providenciar uma rede de serviços de cuidados inteligentes aos idosos. Esta ideia poderia conectar várias instituições e interligar dados e informações.

Um estudo publicado na Revista de Administração Pública de Macau sugere a conceção de uma plataforma inteligente para “apoio ao envelhecimento” na região. O projeto foi realizado por Chen Yang e Tian Shuming, investigadores da Universidade de Liaoning, e por Cheung Wai Kong e Lou Shiyan, da Universidade Cidade de Macau.

O projeto assinala que o envelhecimento demográfico em Macau continua a agravar-se e aponta críticas ao modelo atual de oferta de cuidados institucionais. “Os cuidados institucionais existentes em Macau não conseguem satisfazer as necessidades reais”, lê-se no estudo.

Para dar resposta às lacunas, os investigadores pensaram esta plataforma inteligente de apoio ao envelhecimento integrando meios tecnológicos mais recentes, compreendendo a vertente da procura, a vertente da oferta e a vertente da gestão.

A vertente da procura compreende cinco níveis, procurando, com os serviços oferecidos pela plataforma, satisfazer as necessidades fisiológicas, de segurança, emocionais, de estima e de autorrealização dos idosos. A vertente da oferta é a da cooperação com as entidades públicas, as instituições médicas, as empresas parceiras e outras instituições associadas, no sentido de aproveitar a plataforma como intermediária para que os vários principais fornecedores trabalhem em conjunto para promover o desenvolvimento dos cuidados inteligentes aos idosos de Macau. Por fim, a vertente da gestão compreende quatro módulos: o desenvolvimento das funcionalidades, a gestão operacional, a gestão de informações e avaliação e o feedback, envidando esforços para concretizar um funcionamento sistemático da plataforma de cuidados inteligentes aos idosos, criando um bom ecossistema inteligente.

Para que esta plataforma inteligente possa ser aplicada em Macau, “o Governo deve assegurar um bom ambiente jurídico e político e acelerar a instalação de equipamentos complementares para garantir o desenvolvimento dos cuidados inteligentes com sucesso”. “Devem ainda ser aprovadas leis e regulamentos específicos para garantir os direitos e interesses legalmente protegidos dos idosos e constituir fundamentos legais para os cuidados inteligentes”, sugere o estudo.


Mais informações sobre Estudo propõe criação de plataforma inteligente para apoiar idosos

 

 

 

Publicado em 31-08-2024