Imagem
Livro Casa dos Estudantes do Império - Dinâmicas coloniais, conexões transnacionais
Publicado em 22-02-2018
O colóquio internacional “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados”, promovido pela UCCLA nos dias 22, 23 e 25 de maio de 2015, com organização científica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, resultou na edição deste livro que pretende dar a conhecer, a um público não académico, mas com rigor científico, a história desta associação juvenil.
Esta obra foi organizada pelos investigadores Claudia Castelo e Miguel Bandeira Jerónimo, e tem a chancela das Edições Almedina.
Reunindo um conjunto de académicos de reconhecido mérito nas suas áreas de especialidade, esta obra propõe-se oferecer uma leitura crítica e plural da trajetória da Casa.
Em vez de uma narrativa linear, desde a fundação ao encerramento da associação, o livro estrutura-se de forma mais complexa e problematizadora de modo a responder a dois grandes objetivos. Por um lado, refletir sobre a génese, a massa associativa, a ação, o papel histórico e a memória da CEI. Por outro lado, relacioná-la com a mobilização transnacional de ideias, atores e práticas contra o colonialismo e fornecer elementos para posteriores comparações com movimentos estudantis africanos noutros impérios.