Imagem
Rede Nacional de Defensores de Direitos Humanos na Guiné-Bissau
Publicado em 13-12-2017
Foi lançada na Guiné-Bissau a Rede Nacional de Defensores de Direitos Humanos cujo objetivo é proteger, exigir e defender os direitos de quem é defensor dos Direitos Humanos.
A Rede foi criada em 2013 por um grupo de Organizações Não Governamentais nacionais, com o objetivo de proteger, exigir e defender os direitos dos defensores dos Direitos Humanos, baseando-se na rede de defensores da Comunidade Económica de Estados da África Ocidental em conformidade com as normas internacionais.
O jurista Fodé Mané referiu que os direitos humanos são universais, por isso prometeu estabelecer ligações com outras organizações congéneres, sobretudo da sub-região para que, em conjunto, possam proteger e promover os direitos humanos em toda a parte onde elas são ameaçadas.
Para a representante do Alto Comissariado dos Direitos Humanos na Guiné-Bissau, Mireya Penâ Guzmán, no país ainda há desafios que devem ser enfrentados e que os defensores dos direitos humanos têm um papel importante neste contexto. Acredita que a rede possa contribuir para fortalecer a sociedade civil na sua atuação na defesa dos direitos humanos, bem como reforçar a prática da advocacia e disseminação da informação, assim como no sistema de proteção e promoção dos direitos humanos no país.