A revista CEO Lusófono publicou, na sua edição n.º 6, de abril a junho de 2015, um artigo sobre a arte que faz parte da grande Homenagem aos Associados da Casa dos Estudantes do Império (CEI) promovida, ao longo de oito meses, pela UCCLA.
Na reportagem é dado a conhecer os 22 livros de bolso, reeditados pela UCCLA, e lançados pela CEI com escritos de autores que passaram pela instituição, incluindo Agostinho Neto, Luandino Vieira, José Craveirinha, Viriato da Cruz e Alfredo Margarido. A UCCLA recuperou, ainda, um número especial do boletim “Mensagem” e as Antologias de Poesia de Angola/São Tomé Príncipe e Moçambique.
A exposição “Casa dos Estudantes do Império – Farol de Liberdade”, nos Paços do Concelho, em Lisboa, onde estão reunidos documentos, fotografias, publicações periódicas e livros cedidos ou disponibilizados pelos associados e por algumas instituições que se quiseram ligar a esta iniciativa.
Destaque, ainda, para a peça “Pastoral”, criada para a ocasião pelo moçambicano Roberto Chichorro, que evoca as raízes deste que é um dos nomes maiores da pintura africana.
Leia aqui