Imagem
O Porto está localizado no norte de Portugal e possui sete freguesias a saber: União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde; Bonfim; Campanhã; União das Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória; União das Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; Paranhos e Ramalde. O seu nome está associado ao nome do país, Portugal, remontando a 200 aC, quando se designava de PortuCale, que se veio a tornar a capital do Condado Portucalense, onde se formou Portugal.
Na época medieval, em 1330, o Porto era considerada uma cidade importante ligada à atividade mercantil, que prosperava graça ao comércio com os países do Norte. No séc. XIV e XV verificou-se um enorme crescimento da cidade, com o desenvolvimento das feiras e das vias rodoviárias. Atualmente, no Porto, estão localizadas duas grandes estruturas fulcrais para a sua competitividade, nomeadamente o Porto de Leixões, que representa 25% do comércio internacional português e o Aeroporto Francisco Sá Carneiro.
A origem da cidade do Porto é remota, verificando-se vestígios pré-históricos como antas, castros e citânias. Em 1725, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni, chega ao Porto. Deixando alguns legados como são a Torre dos Clérigos, o Palácio do Freixo e a fachada da Igreja da Misericórdia. Importantes pontos turísticos da cidade, assim como a Fundação Serralves e a Sé Catedral. Em 1996, perante a irrefutável riqueza histórica da cidade, a Unesco conferiu ao Porto o estatuto de «Cidade Património Mundial». Ao nível cultural são de mencionar a Casa da Música, o Pavilhão Rosa Mota e o Museu do Vinho do Porto. Em 2001, juntamente com Roterdão, foi Capital Europeia da Cultura.