Imagem
Mandlakazi, também conhecida por Manjacaze, Mandlacaze ou Mandlha, está situada no Posto Administrativo Sede do distrito de Mandlakazi. Está a cerca de 100 Km de Xai-Xai e tem como limites, a norte, o Posto Administrativo Hlalala, a sul o Posto Administrativos de Mazucane, a este, o Posto Administrativo de Chimbozane através dos povoados de Macasselane, Chitsombelane, Matsinhane, Mavengane e Mucoman e a Oeste pelo distrito de Chibuto através Posto Administrativo de Malehice.
Mandlakazi é a terceira e última capital do império de Gaza, depois de Chaimite (Chibuto), primeira capital, e Mossurize (Manica), segunda capital. Existem comunidades dos Chopes ao longo da costa, fortemente divididas em linhagens de famílias alargadas com destaque para os Mungoi, Chemane, Munguambe, Bahule, Langa, Banze, Dengo, Matsinhe e dos Cambane no interior, destacando-se às famílias Mondlane e Maússe, nesta última comunidade.
A denominação de Mandlakazi foi atribuída após a disputa entre o Rei Ngungunhane teve com o Rei Xope, para dominar a região dos Cambane e Xope por volta do séc. XIX. O Rei Ngungunhane, saído vitorioso da disputa, deu o nome de Mandlakazi à cidade, que significa “Mãos de Sangue”.
Foi elevada à categoria de vila a 09 de Novembro de 1957 (Portaria no 12179) e teve o estatuto de município aprovado a 12 de Março de 1960 (Decreto-lei no 1961).