Inhambane
Inhambane
Moçambique
Imagem
Moçambique
Breve história
Inhambane está localizada na costa ocidental da baía de Inhambane, em frente, na margem oeste desta baía encontra-se Maxixe. Inhambane foi fundada por mercadores suaíles, em 1498, Vasco da Gama aporta, a sua aramada portuguesa, para se abastecer e devido à hospitalidade da população, chamou-lhe “Terra da Boa Gente”. Em 1731 Portugal ocupada Inhambane. O nome da povoação é Ceuine, gerada como porto de escala dos navios portugueses que estavam os intermediários do ouro, marfim e escravos provenientes do Estado de Muenemutapa.
 
Em 1763, ao proceder à construção do Forte de Nossa da Conceição, Inhambane recebe o estatuto de vila e sede de concelho. No entanto, em 1796, a vila foi conquistada pelos franceses. Foi elevada à categoria de cidade a 12 de agosto de 1956. Inhambane constitui, administrativamente, um município com um governo local eleito. Inhambane é a Capital Provincial. 
 
Em homenagem à passagem de Samora Moisés Machel, Presidente da Frente de Libertação da Moçambique (FRELIMO) no ano de 1975, o dia 16 de junho foi, temporariamente, considerado o dia da Cidade de Inhambane. Atualmente, na sequência da deliberação da Assembleia Municipal da Cidade de Inhambane, o dia da cidade é comemorado a 12 de agosto ao invés de 16 de junho.
 
Descrição
Área
192 km2
População
63.867 habitantes
Clima
Tropical, com temperatura média de 24° C
Elementos Institucionais
Adesão à UCCLA
4 de maio de 2018
Aniversário
12 de agosto
Presidente da Câmara Municipal
Benedito Eduardo Guimino
Morada

Bairro Balane 2, Avenida de Liberdade Cidade de Inhambane
Moçambique