
O município da Amadora integra a Área Metropolitana de Lisboa Norte, faz fronteira terreste com o município de Lisboa, Odivelas, Sintra e Oeiras. Atualmente o município é composto por seis freguesias, nomeadamente: Águas Livres, Alfragide, Encosta do Sol, Falagueira - Venda Nova, Mina de Água e Venteira.
Em termos populacionais, este município é o mais densamente povoado, apesar de ser o que possui menor dimensão territorial, possuindo uma densidade populacional de 7.210 habitantes por km2. Os PALOP - Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe - continuam a representar a maior fatia da população estrangeira no município, nomeadamente 8.283 residentes. O seu peso relativo, em todo o caso, diminuiu nos últimos anos, ao passo que a nacionalidade brasileira é, atualmente, a mais representativa, com 6.238 residentes. A existência de inúmeros estrangeiros no município é assinalável, sendo que esta população imigrante desempenha um papel essencial para o equilíbrio e sustentabilidade do município, dados os desafios demográficos com que se depara, no que diz respeito, essencialmente, ao envelhecimento populacional.
O município da Amadora beneficia atualmente de uma localização e acessibilidade privilegiadas na Área Metropolitana de Lisboa, sendo o tecido empresarial deste composto predominantemente por Pequenas e Médias Empresas (PME), de entre as quais se destacam as microempresas, que representam 97.2% do número total de empresas do concelho. O volume de emprego gerado pelas empresas sediadas no município ascendeu, em 2021, a mais de 60 mil postos de trabalho. Ao nível ed setores de atividade económica, destacam-se as atividades administrativas e os serviços de apoio. O setor do comércio por grosso e a retalho, incluindo a reparação de veículos corresponde a 53,9% do volume de negócios, sendo ainda de mencionar a importância do cluster da indústria farmacêutica, o setor das tecnologias de informação e comunicação, o comércio automóvel e a aposta de empresas retalhistas no município.