Lançamento do livro “O Fim da Extrema-Esquerda em Angola”
Imagem
Lançamento do livro “O Fim da Extrema-Esquerda em Angola”
Portugal
Publicado em 14-07-2017
Terá lugar no dia 19 de julho, às 18h30, o lançamento do livro “O Fim da Extrema-Esquerda em Angola” de Leonor Figueiredo, na Casa da Imprensa (Rua da Horta Seca, n.º 20), em Lisboa, Portugal.
 
Leonor Figueiredo nasceu em Portugal, cresceu em Angola. Jornalista há mais de 30 anos passou por jornais, revistas e agências de notícias. 
 
 
 
Sinopse:
No final de 1974, dois MPLA encontraram-se pela primeira vez em Luanda. Um, era o movimento oficial, com os seus dirigentes e os guerrilheiros vindos da mata e de Brazzaville. O outro, era um MPLA informal, heterogéneo, composto por jovens que o imaginaram ouvindo, na rádio, as emissões clandestinas do Angola Combatente. Após a Revolução dos Cravos, esses jovens tornam-se politicamente muito activos, desenvolvendo acções, em nome do MPLA, nas escolas e nos musseques.
Foi o choque de duas gerações e de duas ideologias, a pró-soviética da cúpula do MPLA e a maoista dos jovens idealistas. As primeiras prisões políticas ocorreram ainda antes da independência de Angola. Estima-se que mais de cem militantes desta extrema-esquerda, dos CAC, da OCA e do NJS, foram presos e torturados, até 1980. Só depois de várias e prolongadas greves de fome é que os libertaram. Eram homens e mulheres, angolanos e portugueses. Deixam-nos aqui o seu testemunho.