Lançamento do livro “Crónicas da Terra Longe”
Imagem
Lançamento do livro “Crónicas da Terra Longe”
Portugal
Publicado em 16-07-2015
Terá lugar dia 24 de julho, às 18 horas, o lançamento do livro “Crónicas da Terra Longe” de Luiz Andrade Silva, na Livraria Desassossego (Rua de São Bento, n.° 34), em Lisboa, Portugal.
 
Luiz Silva (Luiz Andrade Silva)  nasceu em Cabo Verde tendo emigrado para França em 1968. Sociólogo e historiador é um dos fundadores e ativista do movimento associativo caboverdiano em França. 
 
"… O presente livro, uma coletânea de textos e ensaios, é um contributo de grande alcance e valia para a compreensão da história da nossa emigração, e não só… Há muito a dizer da história “trágico-marítima” dos cabo-verdianos, desde bastante cedo da sua existência como povo e nação antes de ser Estado… 
O livro não versa somente questões ligadas à emigração nas suas variadas vertentes (emigração clandestina, emigração feminina, perda de nacionalidade adquirida, associações de emigrantes, a luta dos emigrantes para participarem nas eleições, o prejuízo de alguns emigrantes em consequência da reforma agrária, etc, etc.) e as suas propostas não atendidas para soluções de vários impasses; entra afoitamente no campo da cultura, literatura, música, teatro, desporto, turismo, política com observações pertinentes sobre a justiça, a economia, a curteza de vista da banca, os transportes aéreos e a falta de atenção para com os emigrantes, o excesso de burocracia, et j´en passe. Recorda-nos os nossos maiores em todos os estractos sociais e actividades, os nossos monstros da cultura, pondo em acção a sua prodigiosa memória de menine de Soncent citando factos e nomes de dezenas de pessoas…
… Luiz Silva não é homem de poder. Para ele a exigência da democracia e da liberdade é, antes de tudo, uma obrigação moral e patriótica. As suas críticas e opiniões foram, e são, por isso, sempre num sentido de ligar a liberdade e o progresso e de garantir plenamente a soberania dos cidadãos.
… Cabe-nos a nós, da sociedade civil, fazer pressão para que alguma ética e dignidade venham aos nossos dirigentes." 
Arsénio de Pina, in prefácio de CRÓNICAS DA TERRA LONGE
 
"… Luiz Andrade Silva é autor, mas é simultaneamente personagem activo das vivências e factos que relata, analisa e critica, com o peso e a medida que lhe conferem a sua vasta experiência de vida e o apetrechamento cultural que aperfeiçoou precisamente no país que o acolheu como emigrante – a França.
… Na verdade, Luiz Andrade Silva foi para a «terra longe» não para se evadir lunaticamente em busca de uma felicidade fictícia, mas para ali instalar o proscénio de uma luta tenaz a favor das comunidades emigrantes, em particular, e dos seus irmãos cabo-verdianos, em geral. Se os políticos nem sempre, ou raras vezes, afinam o diapasão da sua agenda com as muitas e válidas propostas e sugestões de Luiz Andrade Silva, a verdade é que em momento algum ele afrouxa o seu ânimo e motivação para continuar a dar o melhor de si por Cabo Verde e pelo seu povo". 
Adriano Miranda Lima, in contracapa de CRÓNICAS DA TERRA LONGE