Inauguração da exposição "De Maputo"
Imagem
Inauguração da exposição "De Maputo"
Portugal
Publicado em 24-07-2013

A exposição fotográfica “De Maputo”, de José Cabral e Luís Basto, vai ser inaugurada no dia 25 de julho, pelas 18 horas, no Centro Interculturacidade (Travessa do Convento de Jesus, n.º 16 A – Lisboa, Portugal).


Entre o pioneiro Ricardo Rangel e os novos fotógrafos que têm passado pelo BES Photo e o Próximo Futuro da Gulbenkian – Mário Macilau, Mauro Pinto e Filipe Branquinho –, existem as obras dos que se distanciaram daquilo a que se pode chamar a escola moçambicana de fotografia, a tradição fotojornalística e humanista, que conta, aliás, com um número extenso de bons autores. José Cabral é o homem da rutura, que veio trazer ao coletivo da fotografia de Moçambique a necessidade do discurso pessoal, fundado num conhecimento alargado da fotografia internacional e na abertura a interesses culturais amplos, para além do quadro nacional e africano.

Luís Basto é igualmente um autodidata, com um discurso próprio e reconhecido, que esteve presente em coletivas internacionais como “Africa Remix” (2004) e “Snap Judgments – new positions in contemporary african photography” (2006) de Orkui Enwezor, aqui como único representante de Moçambique.

 

No mesmo local no dia 26 de julho, pelas 18 horas, terá lugar a apresentação de filmes e livros sobre a fotografia em Moçambique.

 

Mais informações