Festival TODOS 2013
Imagem
Festival TODOS 2013
Portugal
Publicado em 10-09-2013

A abertura do Festival terá lugar dia 12 de setembro, pelas 19 horas, nas instalações da UCCLA (sitas na Rua de São Bento, n.º 640 – Lisboa, Portugal). A inauguração será abrilhantada com um momento musical pelo grupo Jaipur Maharaja Brass Band, oriundo da Índia, que estará disperso pelas diversas janelas da UCCLA. A fanfarra Jaipur Maharaja Brass Band é composta por diversos músicos, uma bailarina contorcionista e um faquir, que oferecem um universo explosivo de alegria. Alia a tradição milenar dos ritmos clássicos do Rajastão com o folclore do cinema popular indiano, espalhando, por onde passa, a vivacidade e a festa.

No âmbito do Festival, a UCCLA irá inaugurar a exposição “UCCLA – Lusofonia em Desenvolvimento”, no Largo Hintze Ribeiro (largo junto ao edifício da UCCLA), que estará patente ao público até ao dia 23 de setembro. Nesta exposição, a UCCLA dará a conhecer os diversos trabalhos e projetos, desenvolvidos ao longo dos seus 28 anos de existência, realizados nas cidades membros desta organização.

 

A UCCLA organiza, ainda, mais dois eventos no âmbito do Festival:

- No dia 13, pelas 17 horas, a UCCLA promoverá, nas suas instalações, um Workshop para Professores. Neste encontro, exclusivo a professores, será dado a conhecer o “Livro da Escola do mundo” – elaborado pelas técnicas Princesa Peixoto e Alda Moreira, da área social da UCCLA -, um livro de educação para a cidadania global que escolhe e apresenta ações realizadas com professores e crianças no 1.º ciclo do ensino básico;

- No dia 14, pelas 10 horas, a UCCLA irá organizar um Workshop para Famílias, que se traduzirá num encontro para ouvir a história Estranhões, Bizarrocos e outros seres sem exemplo de José Eduardo Agualusa e de Henrique Cayatte, assim como conhecer objetos estranhos e bizarros e, também, fazer perguntas. No fim ainda haverá tempo para construir livros de invenções impossíveis em Edições Exactamente Hoje.

 

Na sua 5.ª edição, o Festival TODOS avança no seu percurso intercultural e entra num outro bairro: São Bento / Poço dos Negros.

O Festival decorre de 12 a 15 de setembro, com uma programação marcada pelo "silêncio" e pela "palavra", conforme anunciou a organização. "Encontrámos [naquele bairro] um conjunto de realidades contrastantes que não estão ao alcance de um primeiro passeio", revela a organização no texto de apresentação do festival, referindo-se à presença de comunidades de várias nacionalidades.

Com um grande grupo de pessoas vindas de fora e do bairro, com diferentes credos, saberes, artes e nacionalidades, o Festival TODOS apresenta um programa para quatro dias em que cantar, pensar, comer, dançar, discutir, ver, desenhar e festejar esta cidade é possível.
 

O Festival Todos - Caminhada de Culturas disponibiliza um diversificado programa, que poderá ser consultado aqui


Visite o site do Festival em http://festivaltodos.com/