Exposição “Resistência e Liberdade - independências na arte das Lusofonias”
Imagem
Exposição “Resistência e Liberdade - independências na arte das Lusofonias”
Portugal
Publicado em 18-11-2015
A Sociedade Histórica da Independência de Portugal e a Casa da Liberdade - Mário Cesariny, organizam a exposição Resistência e Liberdade - independências na arte das Lusofonias, que será inaugurada no dia 23 de novembro, pelas 18 horas, no Palácio da Independência (Largo de São Domingos, n.º11, Rossio), em Lisboa, Portugal. 
 
A mostra visa assinalar os 40 anos das independências dos PALOP e dos processos de liberdade ocorridos em Portugal, Brasil e restantes territórios luso falantes (Goa, Timor, Macau), tendo por base a Coleção Lusofonias, dedicada à arte moderna e contemporânea de países de língua portuguesa.
 
Recentemente objeto de apresentação internacional em exposições realizadas na Galeria Nacional de Arte do Senegal, em Dakar (2010) e no India International Centre, em Nova Deli, Índia (2015), a Coleção Lusofonias, assume atualmente especial importância no espaço da CPLP. 
 
A sua constituição iniciou-se no final da década de 1990 e a sua coordenação encontra-se a cargo da Casa da Liberdade - Mário Cesariny e do Colectivo Multimédia Perve.
 
Esta mostra assumirá, em 2016, um carácter itinerante, prevendo-se a sua apresentação em vários Centros Culturais espalhados pelo mundo.
 
As independências dos PALOP serão assinaladas simbolicamente no Palácio da Independência no dia 1 de Dezembro, dia da Independência de Portugal, com um programa específico, a divulgar brevemente. 
 
A exposição ficará patente até ao dia 19 de dezembro com a obra de alguns dos mais representativos artistas de Portugal, Moçambique, Angola, Cabo-Verde, São Tomé, Guiné-Bissau, Goa, Brasil e Macau, dando-se destaque à apresentação de uma instalação inédita, construída especificamente para a ocasião, tendo por base o filme "Guerra ou Paz", de Rui Simões.