A exposição “Entre os Pés e as Mãos”, uma mostra de joias e de sapatos, esteve patente no dia 8 de fevereiro, nas instalações da Casa da América Latina. Face à grande adesão, a organização decidiu que a mesma continuaria visitável no dia 9 de fevereiro, entre as 13 e as 18 horas.
Trata-se de uma exposição organizada pela Casa da América Latina, com o apoio da Embaixada da Argentina, de joias de Laura Ayerza de Castilho e sapatos da Casa ELEH.
Numa simbiose entre joias de design argentino e sapatos de sonho portugueses, esta mostra pretende exemplificar que gerações diferentes, visões diferentes de moda e da arte podem conciliar-se num momento único e criar sinergias inusitadas.
Laura Ayerza de Castilho designer argentina, casada com um português, apresenta uma coleção de joias executadas com materiais nobres ou reciclados de objetos antigos.
Depois de ter trabalhado no Ministério das Relações Exteriores do seu país, Laura Ayerza de Castilho viveu em Londres, onde trabalhou como correspondente de vários jornais argentinos. No Brasil descobriu o mundo das pedras e o seu poder, apreciando as cores, o desenho e as formas. Foi esta descoberta que a levou a criar as suas próprias joias.
Fruto de uma das tradições familiares mais antigas em Portugal, a manufatura de calçado, a Casa ELEH combina o sangue novo e o peso da tradição. Esta já é a oitava geração desta família dedicada ao calçado feminino. Miguel e Helena Amante cresceram no atelier da família, em Lisboa, ganhando desde cedo o gosto por este ofício que remonta às terras do Alentejo. Estes jovens empreendedores já deixaram a sua marca no Japão, Estados Unidos da América e Espanha. Uma aliança com a Argentina pode ser um próximo desafio que ora se experimenta.