Exposição de trajes e dança tradicional da Guiné-Bissau em Sintra
Imagem
Exposição de trajes e dança tradicional da Guiné-Bissau em Sintra
Portugal
Publicado em 03-03-2016
A Galeria Municipal e LabArte no MU.SA – Museu das Artes de Sintra (Av. Heliodoro Salgado, Estefânea), Portugal, recebem a exposição “Trajes da dança tradicional da Guiné-Bissau”, no âmbito do festival Periferias, de 1 a 13 de março.
 
Este ano novamente o continente africano, especificamente a dança tradicional da Guiné-Bissau, dá o mote à exposição onde se pode ver de perto os trajes das várias etnias deste país.
 
A Guiné-Bissau possui um património cultural bastante rico e diversificado. As diferenças étnicas e linguísticas produziram grande variedade a nível da dança, da expressão artística, das profissões, da tradição musical, das manifestações culturais. A dança é, contudo, uma verdadeira expressão artística dos diversos grupos étnicos.
 
Os povos animistas caracterizam-se pelas belas e coloridas coreografias, fantásticas manifestações culturais que podem ser observadas correntemente por ocasião das colheitas, dos casamentos, dos funerais, das cerimónias de iniciação, na festa popular carnavalesca e demais manifestações.
 
Cada uma das etnias tem diferentes tipos de danças divididas pelo género e classes etárias.
 
Horários: De terça-feira a sexta-feira, das 10 às 18 horas e aos sábados e domingos, das 12 às 18 horas. Encerra à segunda-feira e feriados.