

A conferência “Macau e a visão do colonialismo por Charles Ralph Boxer”, que decorrerá dia 21 de novembro, pretende homenagear Charles Ralph Boxer (1914-2000), justamente considerado um dos maiores historiadores de Macau, no ano em que se assinala o 110.º aniversário do seu nascimento.
Em 1963, na década da emergência dos movimentos nacionalistas contra o domínio colonial português, Boxer publicou o livro "Relações Raciais no Império Colonial Português 1415-1825". Esta obra, contrariando a ideologia subjacente à política ultramarina portuguesa, quebrou à época a unanimidade entre os intelectuais portugueses sobre o valor historiográfico dos estudos de Boxer.
O historiador não incluiu Macau na tese desenvolvida no livro. Este ensaio pretende mostrar que esse facto se deveu ao profundo conhecimento do historiador quanto à singularidade do processo histórico macaense, cuja vivência sociológica deveria ser estudada em outra sede que não a colonial.
A conferência terá ligar na Fundação Oriente (Avenida Brasília, Doca de Alcântara (Norte)), em Lisboa, Portugal, pelas 18.30 horas.
A entrada é livre
Mais informações