Terá lugar dia 12 de maio, às 22 horas, a apresentação de «Mornas & Mornas» de Celina Pereira como homenagem ao caboverdeano Corsino Fortes, poeta e diplomata, no B.Leza (Rua da Cintura do Porto de Lisboa, Armazém B, Cais do Sodré), em Lisboa.
Numa noite em branco, “MORNAS & MORNAS”, poesia, cordas, piano e cavaquinho baterão à porta de lembranças desse poeta de dimensão universal. Celina Pereira, investigadora de estilos musicais, pedagoga e contadora de estórias, dirá poesia desta grande figura da cultura de Cabo Verde, recentemente desaparecida.
O concerto será acompanhado pelo quarteto “CORDAS” do violinista Tó Barbosa. Ao piano, Humberto Ramos e no cavaquinho Djudjuty Alves.
A homenagem de Celina Pereira, artista reconhecida por Cabo Verde e Portugal pelo seu papel no desenvolvimento na área da educação intercultural e cultura lusófona, visa destacar a obra poética deixada por Corsino Fortes, o qual soube conciliar a atividade política com a produção literária, tendo sido a primeiro embaixador de Cabo Verde em Portugal (1975 e 1981).
No espetáculo a artista, natural da Boavista e há muito a viver em Portugal, irá dizer alguns dos poemas marcantes de Corsino, que foi presidente de Associação dos Escritores de Cabo Verde e presidente da Academia de Letras de Cabo Verde. Entre os poemas do autor destaca-se “Pão & Fonema (1974)”, onde Corsino Fortes retrata a odisseia do seu povo com uma identidade própria capaz de vencer as adversidades.
Celina Pereira, uma das principais vozes de música de Cabo Verde e um ícone do seu país, diz: «a homenagem a Corsino Fortes representa um regresso à memória da criação e implementação dos programas radiofónico “Voz da Solidariedade” escutado na antena 1 e “Imagem da Solidariedade” exibido no canal público RTP, - sessões de esclarecimento político e de cidadania - nos quais tive o privilégio de ser convidada para apresentar».
Corsino Fortes faleceu em julho de 2015, na Cidade do Mindelo, após edição do seu livro “Sinos de Silêncio - Canções e Haikais”, obra que recebeu o Grande Prémio Literário Vida e Obra da Academia Cabo Verdiana de Letras. Na literatura de Cabo Verde a sua trilogia “Pão & Fonema”, “Árvores & Tambor” e “Pedras de Sol & Substância” assumem particular destaque e estão compiladas na coletânea “A Cabeça Calva de Deus” (2001).