"Cabaret Vicente"
Imagem
"Cabaret Vicente"
Portugal
Publicado em 07-02-2014
O Teatro São Luiz (Rua António Maria Cardoso, n.º 38), em Lisboa, Portugal, recebe até ao dia 9 de fevereiro o espectáculo "Cabaret Vicente", onde é divertidamente retratada a história de São Vicente de Fora, padroeiro de Lisboa.
 
Vicente é o nome que se dava aos corvos que habitavam o quotidiano lisboeta, à entrada das tabernas e barbearias, nas torres da Sé. Vicente é o santo padroeiro de Lisboa, supliciado em Valência, cujo corpo chegou ao Tejo acompanhado desde Sagres por dois corvos marinhos que nunca deixaram de sobrevoar a sua barca.
 
"Cabaret Vicente" é uma espécie de ópera de câmara, a primeira obra de teatro musical sobre a enigmática figura de São Vicente. Em cena assistimos a um ensemble de cantores, actores e músicos que dão corpo e alma a um "santo cabaret" com alguma malicia feito de histórias da história, hagiografia e taumaturgia, dramaturgia e ironia e, não esqueçamos, de música, sagrada e profana. "Cabaret Vicente" junta o teatro à música, a religião ao quotidiano e todos estes ingredientes são acompanhados de muita ironia, sarcasmo e boa disposição onde o Fado passa a Sado, uma mistura de Saudade e Fado.
 
Deste espectáculo fazem parte os actores Isabel Galvão, João Abel, João Pedro Santos, Nuno Crespo, Rosa Abreu, Daniel Coimbra, Ana Dionísio e José Mendes.
 
Assistimos a belas interpretações por parte de Catarina Molder (soprano), Ana Urbano (mezzo), Marco Alves dos Santos (tenor) e Pedro Morgado (barítono) que são brilhantemente acompanhados por Ricardo Torres (clarinete), Ricardo Alves (trompa), Nuno Morão (percussão), Vasco Lourenço (piano), Marcos Lázaro (violino) e Duncan Fox (contrabaixo).
 
Este espectáculo tem como encenador José Eduardo Rocha.