Apresentação do livro “Angola Cinemas - Uma Ficção da Liberdade” e inauguração de exposição de fotografia
Imagem
Portugal
Publicado em 07-09-2016
Terá lugar dia 8 de setembro, pelas 18h30, a apresentação do livro “Angola Cinemas - Uma Ficção da Liberdade” no Goethe-Institut (Campo Mártires da Pátria, n.º 37), em Lisboa. De seguida terá lugar a abertura da exposição de fotografia dedicada à arquitetura dos cinemas de Angola, que estará patente até ao dia 15 de novembro.
O Goethe-Institut de Angola, em conjunto com a editora alemã Steidl, publicou em 2015 o livro de fotografias “Angola Cinemas - Uma Ficção da Liberdade” de Walter Fernandes e Miguel Hurst, numa homenagem à arquitetura fantástica, única e desconhecida dos cinemas de Angola, construídos nas décadas que precederam o fim do domínio colonial português. A obra constitui um trabalho documental abrangente que apresenta tanto os cinemas fechados como as cine-esplanadas - um modo de construção que surgiu a partir de 1960 por melhor se adaptar ao clima tropical do país.
As imagens do fotógrafo angolano Walter Fernandes não se limitam a documentar a arquitetura excecional e invulgar destas salas, hoje ameaçadas pela ruína e pela demolição, mas pretendem ser também um testemunho do modo como estes edifícios constituíam um enquadramento elegante que sublinhava uma simples ida ao cinema, promovendo assim a reflexão sobre esta herança sociocultural e afetiva.
O evento contará com a presença dos editores do livro, Miguel Hurst e Christiane Schulte, e do fotógrafo Walter Fernandes. A apresentação do livro é acompanhada por uma mesa redonda moderada por Ana Vaz Milheiro. Para além dos editores, participarão nesta mesa redonda os investigadores convidados Ana Tostões, Pedro Crisóstomo e Maria Pommrenke.