Imagem
África em foco no Festival Queer Lisboa
Portugal
Publicado em 16-09-2014
Está a chegar a 18.ª edição do Queer Lisboa – Festival Internacional de Cinema Queer, que decorrerá entre 19 e 27 de setembro.
O Queer Lisboa é o mais antigo festival de cinema da capital portuguesa e o único festival português dedicado ao cinema de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, bem como outras questões ligadas às identidades sexuais e de género.
A edição de 2014 traz-nos um número recorde de obras: são 135 filmes oriundos de 38 países, entre longas e curtas-metragens de ficção e documentários. Fora da competição, o programa inclui uma retrospectiva da primeira fase da obra do irreverente John Waters, a exibição da filmografia completa do britânico Ron Peck e um inédito de Derek Jarman exibido pela primeira vez fora do Reino Unido e que serve de pretexto a um olhar à sua obra e à forma como moldou a iconografia queer dos anos 80 e 90.
Mas o nosso maior destaque vai para o “Queer Focus on Africa”, um programa totalmente dedicado ao cinema queer africano, que terá lugar entre 20 e 27 de setembro, na Cinemateca Portuguesa (Rua Barata Salgueiro, n.º 39), no Cinema São Jorge (Avenida da Liberdade, n.º 175) e na ZDB – Galeria Zé Dos Bois (Rua da Barroca, n.º 59) e incluirá a exibição de 22 filmes e a realização de 2 debates e de 4 instalações-performances.
Fruto de uma colaboração com o Africa.Cont, o Queer Focus on Africa é um ambicioso e inédito programa que reúne uma filmografia de produção africana, revelando-nos não apenas as diversidades políticas e culturais deste continente, como as formas como o seu cinema tem lidado com as questões ligadas à sexualidade e ao género, recuperando clássicos como o senegalês “Touki Bouki”, realizado por Djibril Diop Mambety, de 1973, numa cópia em 35mm recentemente recuperada.
O programa inclui ainda instalações, performances e debates com a presença de realizadores e artistas africanos no Queer Lisboa, para nos falarem sobre as complexas realidades queer nos diversos cantos de África.