Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário – Sintra, Mafra e Cascais
Imagem
Área Marinha Protegida de Interesse Comunitário – Sintra, Mafra e Cascais
Europa | Portugal
Publicado em 26-09-2023
Tipo de iniciativa
Política Pública
Eixo de intervenção
Ação Climática | Educação Ambiental | Gestão dos Ecossistemas Marinhos e Costeiros
Descrição

Em sede da Reunião de Executivo da Câmara Municipal de Sintra, a 21 de julho de 2020, foi aprovada por unanimidade a proposta n.º 491P/2020 com vista ao desenvolvimento de projeto para criação de uma Área Marinha Protegida (AMP) em Sintra.
Seguiram-se vários contactos, nomeadamente com os pelouros da Vereação de Ambiente dos Municípios vizinhos, Cascais e Mafra, com a Fundação Oceano Azul e com o Ministério do Ambiente e Ação Climática, tendo todos demonstrado total interesse em estabelecer sinergias na criação de uma AMP.
Em 22 de julho de 2021, foi aprovado em reunião de Câmara a proposta de Celebração de Protocolo de Colaboração entre os Municípios de Cascais, Mafra e Sintra, e a Fundação Oceano Azul para a implementação de um processo de criação de novas áreas marinhas protegidas de interesse comunitário seguindo como princípios a avaliação e identificação dos valores naturais, promoção dos estudos de base de suporte ao processo participativo, e a proposta junto do Governo da República para a classificação da área marinha.
No dia 1 de outubro de 2022, foi dado o primeiro passo para preencher a lacuna de conhecimento dos valores naturais, com a realização da Expedição Oceano Azul, com a duração de 12 dias, durante os quais se realizaram 270 mergulhos, dos quais 154 científicos, que permitiram realizar amostragens ao longo de 60 km de costa. Descobriram-se habitats como jardins de corais, campos de esponjas, florestas de kelp e recifes de sabelária. Também foram identificadas espécies de aves, algumas altamente ameaçadas, mamíferos marinhos, como golfinhos comuns e roazes, espécies de peixes, entre elas, atuns, lírios e canários-do-mar, e muitas de invertebrados, em mais de 600 milhas percorridas, cumprindo o objetivo de aprofundar o conhecimento da biodiversidade e dos ecossistemas marinhos da região.
Participaram nesta expedição 58 investigadores de instituições científicas como o MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (unidades regionais de investigação do ARDITI-Madeira, ISPA - Instituto Universitário, Politécnico de Leiria, Universidade de Lisboa e Universidade de Évora), o CCMAR - Centro de Ciências do Mar, o CESAM - Centro de Estudos do Ambiente e do Mar, a SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, o IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera e o IH - Instituto Hidrográfico.

ODS 14 e 15


Entidades responsáveis:
Câmara Municipal de Sintra, Câmara Municipal de Mafra, Câmara Municipal de Cascais, Fundação Oceano Azul e Ministério do Ambiente e Ação Climática.


Mais informações:
https://cm-sintra.pt/atualidade/ambiente/camara-de-sintra-da-mais-um-passo-na-criacao-de-area-marinha-protegida
https://cloud.cm-sintra.pt/s/dfkNLt5HRgwToa8 (Vídeo expedição Oceano Azul)
https://www.smas-sintra.pt/area-marinha-protegida-de-sintra-avanca-com-o-apoio-do-governo/
https://cm-sintra.pt/atualidade/noticias-institucional/expedicao-sintra-cascais-e-mafra-traz-avancos-na-criacao-de-area-marinha-protegida
https://observador.pt/2022/10/12/proposta-de-area-marinha-protegida-para-cascais-sintra-e-mafra-dentro-de-12-a-18-meses/
https://www.publico.pt/2022/10/13/azul/reportagem/doze-dias-navegar-aguas-cascais-mafra-sintra-procura-segredos-2023855


Contato:
Vereador Pedro Ventura
Câmara Municipal de Sintra
pventura@cm-sintra.pt

Região
Distrito de Lisboa, Concelho de Sintra, Mafra e Cascais
Calendário
-