Inauguração da escultura de Alda Lara em Oeiras

Inauguração da escultura de Alda Lara em Oeiras

No bonito e atrativo Parque dos Poetas, em Oeiras, foi inaugurada, no dia 28 de março, uma escultura da poetisa angolana Alda Lara.
 
A escultura é da autoria do artista plástico e escultor Júlio Quaresma, também ele natural de Angola e autor do projeto para a Catedral de Nossa Senhora da Muxima em Angola.
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente na cerimónia presidida pelo presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, à qual compareceram dois filhos de Alda Lara, o Embaixador de Angola em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, o Secretário Executivo da CPLP, Francisco Ribeiro Telles, e o presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cassandra.
 
Inauguração da escultura de Alda Lara em Oeiras  Inauguração da escultura de Alda Lara em Oeiras  Inauguração da escultura de Alda Lara em Oeiras
 
Foi descerrada a sinalética com a informação sobre a personalidade de Alda Lara, médica, prematuramente falecida com apenas 31 anos de idade, natural de Benguela, Angola, com apenas um livro de poemas publicado, por iniciativa do marido após a sua morte e com o título “Poemas”, seguiu-se a explicação da escultura pelo próprio autor, Júlio Quaresma, e intervenções de um dos filhos da poetisa, de Isaltino Morais e do Embaixador de Angola.
 
O final da cerimónia foi assinalado com canções de poemas de Alda Lara, entre os quais o conhecido “Preludio” ou “Mãe Negra”, pela cantora Maimuna Jalles. 
 
O monumento aposta na tecnologia com recurso à luz. É constituído por 4 elementos quadrangulares, cada um deles representando fases da vida da poetisa. O primeiro simboliza a partida e o regresso; o segundo a terra de infância; o terceiro, que é apenas uma estrutura, simboliza o percurso cognitivo, político e literário; o quarto, com as palavras IDENTIDADE e LIBERDADE, reflete os dois elementos base do pensamento poético e da prática vivencial de Alda Lara. 
 
 
 
 
Nota: Fotos da autoria da Câmara Municipal de Oeiras
 
 
 
Publicado em 29-03-2019