Voluntariado Internacional para Arquitetos de Língua Portuguesa

Voluntariado Internacional para Arquitetos de Língua Portuguesa

Estão a decorrer até ao dia 15 de novembro, as candidaturas ao programa de Voluntariado Internacional para Arquitetos de Língua Portuguesa - tem como objetivo realizar um intercâmbio de experiências profissionais, permitindo aos jovens arquitetos trabalhar com arquitetos experientes e com valências profissionais bastantes diferenciadas.
 
O programa possibilita a todos os arquitetos do mundo CIALP (Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa), que se encontrem formalmente inscritos nas organizações membros deste Conselho Internacional, a oportunidade de participarem voluntariamente no programa de assistência técnica em Arquitectura e Urbanismo, regularização e projetos para áreas urbanas de interesse social, a realizar-se, numa primeira fase em Brasília, Brasil. 
 
As ações são inspiradas na Lei nacional do Brasil, Lei 1.888/2008, que assegura às famílias de baixos rendimentos, a assistência técnica pública e gratuita para o projeto e a construção de habitação de interesse social.
 
Através deste projeto, arquitetos e urbanistas poderão participar como voluntários nos onze escritórios de assistência técnica para habitação de interesse social mantidos pela CODHAB (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal da República do Brasil), sob coordenação de profissionais. 
 
A CODHAB oferece alojamento aos voluntários, possibilitando aos interessados a partilha e experiência prática no quotidiano das atividades desenvolvidas no Distrito Federal pela CODHAB.
 
O Programa de Voluntariado Internacional para Arquitectos de Língua Portuguesa é um projeto coorganizado pela CODHAB (Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal da República do Brasil) e pelo CIALP (Conselho Internacional dos Arquitectos de Língua Portuguesa). 
 
Neste sentido, numa fase inicial os arquitetos inscritos nas Ordens dos Arquitetos de Angola, Cabo Verde e Portugal, poderão inscrever-se.
 
De referir que a UCCLA assinou um protocolo de cooperação com a CIALP, no dia 6 de outubro de 2015, cujo objetivo “visa estreitar as relações de cooperação e intercâmbio entre as instituições, de modo a que ambas possam beneficiar de programas, projetos e ações de colaboração nos domínios de atividade a que se dedicam".
 
 
 
Publicado em 31-10-2017