UNESCO classifica Santuário do Bom Jesus como património mundial

UNESCO classifica Santuário do Bom Jesus como património mundial

O Santuário do Bom Jesus, em Braga (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, recebeu a classificação de Património Cultural Mundial da UNESCO - tal como o Palácio de Mafra entre 36 monumentos que estavam sob avaliação – na 43.ª sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que decorreu em Baku, no Azerbaijão. 
 
O Santuário do Bom Jesus do Monte, também conhecido por Santuário de Bom Jesus de Braga, é constituído por uma basílica, projetada em 1784 pelo arquiteto Carlos Amarante e concluída em 1811, uma longa escadaria, onde se desenvolve a Via Sacra, várias capelas, uma área de mata e um funicular. É desde 1970 um imóvel de interesse público e foi elevado a monumento nacional antes e por causa da candidatura à UNESCO.
 
Portugal conta agora com 17 locais classificados em território nacional, havendo ainda 11 que constituem património mundial de origem portuguesa no mundo. A Lista do Património Mundial da UNESCO integra atualmente 1.092 sítios em 167 países.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 08-07-2019