UCCLA participou no Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa

UCCLA participou no Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa

O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente e interveio no VIII Congresso da Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa - CSPLP, que se realizou nos dias 14 e 15 de novembro, em Lisboa.
 
Na intervenção que proferiu, o Secretário-Geral da UCCLA fez um enquadramento da atual situação dos países de língua oficial portuguesa, todos eles afetados pelos efeitos da crise, com causas diversas entre as quais a baixa do preço das commodities que afetam os orçamentos dos países exportadores delas.
 
Passou em revista a situação de cada um dos países, relevando o reflexo dos processos migratórios em curso e a necessidade de ser dada uma resposta articulada no quadro da CPLP, visando a entreajuda para a diversificação das economias nos domínios dos recursos marítimos, agricultura, agroalimentar, agro-indústria.
 
Referiu a importância que, para essas respostas, tem os sindicatos, desenhando as razões dessa importância face ao papel que devem ter nos domínios do incentivo à educação, à formação profissional e à defesa da saúde pública, ultrapassando os objetivos tradicionais do sindicalismo.
 
No congresso, realizado no Hotel Vip Zurique, participaram sindicalistas das centrais sindicais dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, Timor-Leste, Macau, Brasil e da região espanhola da Galiza, bem como diversos convidados nacionais e internacionais, no qual se pretendeu discutir a situação económica e social dos países da comunidade.
 
Na ocasião decorreu, ainda, a eleição dos novos órgãos da CSPLP. 
 
 
 
Publicado em 16-11-2016