UCCLA no aniversário do Jornal de Notícias

UCCLA no aniversário do Jornal de Notícias

Por ocasião do 128.º aniversário do Jornal de Notícias, decorreu, dia 2 de junho, a "Grande Conferência Jornal de Notícias", que levou a debate o tema “Descentralização - Pedra Angular da Reforma do Estado", no Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, e que contou com a presença de responsáveis da UCCLA.
 
Victor Ribeiro, presidente da Comissão Executiva da Global Media Group, e Afonso Camões, Diretor do Jornal de Notícias fizeram a abertura do evento e deram conta do percurso alcançado pelo jornal ao longo dos anos.
 
    
 
O Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu à sessão de abertura da grande conferência JN e refletiu sobre a forma como essa reforma tem sido feita em Portugal com "altos e baixos, com avanços e recuos" e, muitas vezes, impulsionada pelo "aperto financeiro". Ouça aqui o discurso do Presidente 
 
    
 
Higino Carneiro, Governador Provincial de Luanda e presidente da Assembleia Geral da UCCLA, fez uma saudação em nome da organização.
 
“Quero felicitar, em nome da cidade de Luanda e da UCCLA, o Jornal de Notícias pela passagem do seu 128.º aniversário, uma felicitação que é também em nome das 40 cidades associadas da UCCLA”. Higino Carneiro afirmou que a presença do Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, “prestigiou esta cerimónia de uma forma extraordinária e também particular. Presença tão ilustre não acontece todos os dias”, acrescentando que é “uma feliz coincidência, também, a UCCLA reunir a sua Assembleia Geral na cidade do Porto numa altura em que ocorre a celebração deste aniversário”.
 
    
 
O presidente da Assembleia Geral da UCCLA saudou o facto da conferência do Jornal de Notícias “estar associada ao 40.º aniversário do novo regime autárquico em Portugal”, acrescentando que a UCCLA é uma “instituição intermunicipal e internacional, que tem como associadas cidades de língua oficial portuguesa, facto que justifica a presença aqui de muitos de nós, todos de países que integram a organização e que participaram na sua Assembleia Geral. A gestão autárquica das cidades e também das administrações ligadas ao poder local destes países refletem bem a evolução de cada um deles, sendo certo que há crescente participação dos municípios”.
 
Higino Carneiro falou ainda da realidade atual, afirmando que “hoje vivemos nos nossos países momentos especiais e de restrição, estamos em crer que melhores dias virão e, nessa conformidade, abrir-se-ão os caminhos e a esperança de que um dia as administrações autárquicas poderão surgir também no nosso país. A circunstância de se viver uma crise internacional, com efeitos no dia-a-dia dos cidadãos, mais nos obriga a reforçar os laços de cooperação e de entreajuda”, acrescentando estar convicto de “que saberemos contribuir, em função desta entreajuda, no aprofundamento da cooperação e da troca de experiências para uma mais rápida superação dos constrangimentos que hoje existem”.
 
Terminou desejando “a todos as maiores venturas, sucessos para o Jornal de Notícias e que tenham, também, um profícuo desempenho”. 

 
O evento reuniu autarcas, ex-governantes, especialistas e interessados na temática. 
 
 
 
 
 
Publicado em 02-06-2016