UCCLA inicia oficina de formação na Ilha de Moçambique

UCCLA inicia oficina de formação na Ilha de Moçambique

Decorre, desde o dia 24 de agosto, a oficina de formação Desenvolver a Oralidade, Escrever e Ler em Projeto, com a totalidade das escolas primárias do Distrito da Ilha de Moçambique. O trabalho está a ser coordenado pela técnica da UCCLA Alda Moreira com o apoio dos técnicos das bibliotecas públicas.

A ação, a decorrer na Escola Primária Completa Josina Machel, contou com a participação do Chefe da Repartição da Educação da SDEJT, Diretores de ZIP, escolares e pedagógicos, professores e técnicos bibliotecários das Bibliotecas Públicas do município da Ilha de Moçambique numa oficina de formação intensiva na pausa lectiva de Agosto.
 
    
 
Tem como objetivo  analisar e interpretar informação, rever conhecimentos anteriores e recentes, refletir sobre experiências, desenvolver diferentes estratégias de ensino-aprendizagem, adaptar e ampliar novos conhecimentos e atitudes às práticas educativas, assim como promover a participação, partilha, autonomia e experimentação na construção conjunta do conhecimento.
 
    
 
Participam cerca de 81 profissionais da educação num programa que envolve a reflexão cooperada, práticas pedagógicas e debate dos seguintes conteúdos: diagnóstico de avaliação (mapeamento); A Criança: desenvolvimento e aprendizagem; Brincar a ler, aprender; Desenvolver a oralidade; Melhorar o ensino da escrita e da leitura; Métodos e materiais pedagógicos; Planear o tempo e o espaço; Metodologia de Trabalho por Projeto - práticas de aprendizagens significativas no currículo escolar; Participação da comunidade escolar e currículo local; Gestão educativa e cultural; Ilha de Moçambique: projectos e planos que nos unem; Planeamento - Documentos orientadores e reguladores.
 
 
 
Este trabalho está a ter lugar no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique a desenvolver com a UCCLA, o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, em parceria com o Conselho Municipal de Maputo e o apoio da SDEJT (Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia) - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. 
 
Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa o apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
 
Informação adicional:
A 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
Publicado em 25-08-2016