UCCLA esteve presente no Encontro Internacional de Patrimónios da Humanidade da UNESCO

UCCLA esteve presente no Encontro Internacional de Patrimónios da Humanidade da UNESCO

A Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, a Douro Generation - Associação de Desenvolvimento e a Rede de Aldeias Vinhateiras organizaram o Encontro Internacional “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - Agenda 2030 com os Patrimónios Mundiais da UNESCO”, entre 8 e 10 de junho, nas cidades de Lamego e Vila Real, Portugal. O Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, fez-se representar pelo técnico João Laplaine Guimarães. 
 
Neste encontro foi debatida a questão do turismo sustentável, mormente nos sítios classificados, e toda a problemática decorrente dos grandes afluxos de turistas aos destinos que são Património da Humanidade.
 
Foi, ainda, analisada a grande quantidade de turistas em muitos destinos do nosso país e concluiu-se ser urgente a existência de regulamentação como forma, não só, de preservação desses mesmos destinos mas, também, de garantia da qualidade de vida das suas populações.
 
João Laplaine Guimarães interveio no dia 9 de junho, no painel sobre o tema “Boas Práticas e Desafios das Redes dos Sítios Classificados pela UNESCO”.
 
Esta iniciativa estava integrada no programa “World Generation Project (WGP)” que tem vindo a realizar ações nacionais e internacionais no sentido de promover a cooperação entre Patrimónios Mundiais e as regiões em que estão inseridos, enaltecendo a riqueza histórica, cultural, ambiental e socioeconómica de cada um deles.
 
O objetivo do encontro foi reunir representantes dos Bens-Patrimónios classificados pela UNESCO, entidades e cidadãos da comunidade científica, empresarial e social, que se preocupam com o Património, as Regiões e o Desenvolvimento Humano.
 
Pretendeu-se que os participantes apresentassem, discutissem e contribuíssem com propostas e projetos, com vista à cooperação internacional.
 
Veja aqui a reportagem da RTP, no programa “Portugal em Direto”, do dia 8 de junho, sobre a iniciativa: 1.ª parte começa aos 6’40´´ e 2.ª parte aos 4´48´´ - nesta 2.ª parte declarações de João Laplaine Guimarães - aqui
 
 
 
 
Publicado em 20-06-2017