Reservatório de águas pluviais inaugurado no Rio de Janeiro

Reservatório de águas pluviais inaugurado no Rio de Janeiro

Foi inaugurado no Rio de Janeiro (Membro Efetivo da UCCLA), no Brasil, o reservatório de águas pluviais com uma capacidade de armazenar 43 milhões de litros. 
 
Este reservatório é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para a cidade com o objetivo de minimizar os problemas causados pelas históricas inundações da região.
 
De acordo com o prefeito, Eduardo Paes, esta é mais uma obra “com inspiração olímpica que a prefeitura entrega com muito capricho, haja vista a praça totalmente reurbanizada, trazendo qualidade de vida à população. Falta apenas o desvio do Rio Joana para finalizar essa intervenção complexa que demanda esforço e tempo.”
 
Este reservatório comporta até 43 milhões de litros de água procedentes do Rio Maracanã, que podem ser armazenados contribuindo para evitar o alagamento. Toda a água que passa pela rede de águas pluviais do entorno da praça seguirá para o reservatório e, conforme a capacidade da rede de drenagem, os volumes serão liberados aos poucos. A obra é uma estrutura de 24 metros de profundidade, o que equivale a um prédio de oito andares — explicou o secretário municipal de Saneamento e Recursos Hídricos, Pierre Batista.
 
A entrega do reservatório marcou a inauguração da nova Praça Varnhagen, um dos principais pontos de encontro e polo gastronômico da Tijuca, conhecido como Baixo Tijuca. Totalmente reurbanizado, o espaço ganhou uma nova área de lazer, com aparelhos de ginástica, brinquedos infantis, mesas de jogos, quiosque, pista de patinação e jardins. O local é conhecido por intensa circulação noturna, especialmente nos fins de semana, devido à quantidade de lojas e restaurantes localizados no entorno da praça. Em breve, uma Academia da Terceira Idade será instalada no local.

 
 
 
 
 
 
Publicado em 12-06-2016