Reforço no abastecimento de água em M’Banza Congo

Reforço no abastecimento de água em M’Banza Congo

A cidade de M’Banza Congo (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, contará, a partir do próximo ano, com maior disponibilidade de água potável com a entrada em funcionamento do novo sistema de abastecimento de mil e 50 metros cúbicos por hora, que se vai juntar ao atual de 260 metros cúbicos.
 
As obras de construção deste sistema de reforço da capacidade de abastecimento de água à cidade tiveram início em 2016 e atingiram já um grau de execução física de 95 por cento, de acordo com uma fonte da empresa chinesa CTCE, responsável pelos trabalhos.
 
Quartos de dosagem, bombeamento de água tratada, um tanque de água tratada, leitos de secagem, entre outros, fazem ainda parte deste bloco de equipamentos erguidos na referida estação de captação e tratamento. A captação conta com três bombas submergíveis com a capacidade de 525 metros cúbicos por hora, duas das quais deverão funcionar em simultâneo, enquanto a outra vai servir de reserva.
 
Ao todo, o casco urbano e a periferia vão contar com mais de três mil ligações domiciliares e 95 chafarizes comunitários, de acordo com dados atualizados fornecidos pela empresa CTCE, que não avançou o número de habitantes que serão beneficiados de água potável com este sistema.
 
A cidade de Mbanza Kongo tem uma população estimada em 155 mil e 174 habitantes distribuídos pelos bairros Sagrada Esperança, Álvaro Buta, Martins Kidito, 4 de Fevereiro e 11 de Novembro.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 21-11-2018