Rede Educativa SUL iniciou atividade

Rede Educativa SUL iniciou atividade

A Casa da América Latina (CAL) e a União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) inauguraram, dia 27 de janeiro, a rede educativa SUL, com a oficina Especialistas de Lugar. A oficina contou com a participação de crianças e professores da escola pública do ensino básico Raúl Lino. 
 
    
 
A rede educativa SUL pretende promover e valorizar o espaço e a programação pública da CAL e UCCLA, proporcionando leituras e experiências aos visitantes, estimulando a interação com a programação, colocando questões, promovendo viagens e percursos imaginados pelas propostas/obras dos artistas. A rede irá estar em funcionamento regular na sede das instituições (sita na Av. da Índia, n.º 110, entre a Cordoaria Nacional e o Museu Nacional dos Coches), de acordo com a programação patente.
 
    
 
A oficina ESPECIALISTAS DE LUGAR foi pensada a partir da exposição de arte contemporânea (CO)HABITAR, de Lia Chaia e Andrea Brandão, com curadoria de Filomena Serra, Margarida Brito Alves e Guilia Lamoni. Olhámos lugares linha a linha, plano a plano - misturando, desmontando e transformando horizontes de cidades lusófonas e da América latina, investigando lugares, inventando novas geografias e “praças” para conversar. Foi uma festa com a participação de 50 artistas, onde abrimos janelas em cidades, pintamos e criamos novas composições em lugares reais e imaginados.
 
Num mundo de “diálogos Norte-Sul” propomos a valorização da diversidade - lugares múltiplos autónomos não isolados a SUL - África, sul da Europa, sul da América e Ásia. A Sul, em outros caminhos simbólicos, construindo um espaço crítico e criativo de comunicação.
 
Publicado em 27-01-2017