Reabilitação de escolas na cidade da Praia

Reabilitação de escolas na cidade da Praia

A Câmara Municipal da Praia (Membro Efetivo da UCCLA), em Cabo Verde, vai reabilitar a escola do Ensino Básico Integrado (EBI) do Lavadouro e o liceu Constantino Semedo, todos na cidade da Praia, num valor de cerca de 13 mil contos.
O ato foi formalizado através da assinatura de um protocolo assinado pelo edil praiense, Óscar Santos, e pelo diretor-geral de Planeamento, Orçamento e Gestão (DGPOG) do Ministério da Educação (ME), José Marques.
 
Na ocasião, Óscar Santos reconheceu que na cidade da Praia há muitas escolas em degradação, pelo que o ato de assinatura do referido protocolo se reveste de grande importância, já que, segundo ele, o setor do ensino é “fundamental” para a cidade capital. O autarca garante que num prazo de uma semana os trabalhos de reabilitação nos dois estabelecimentos do ensino vão ter lugar.  
 
“Já temos uma lista restrita de empresas preparada e o prazo de execução das obras é de três meses, mas creio que dentro de 45 dias os trabalhos serão, seguramente, concluídos”, garantiu o presidente da CMP.
 
 
Por sua vez, José Marques disse que até 2021 o seu Ministério da Educação vai assinar vários protocolos com a CMP para a reabilitação dos imóveis escolares e “preparar as escolas para a reforma em curso” e, assim, “garantir a qualidade do sistema educativo”.
 
A maior fatia do montante disponibilizado vai para a escola do EBI do Lavadoura, já que de acordo com o DGPOG do ME, este estabelecimento do ensino precisa de uma “intervenção profunda”, enquanto o liceu de Achada de São Filipe necessita de “pequenas reabilitações”.
 
O plano de reabilitação das escolas do país está orçamentado em mais de 300 mil contos e a sua execução será por fase, ou seja, à medida que o Governo vai disponibilizando recursos para o efeito.
 
A assinatura deste protocolo enquadra-se no projeto de ampliação e remodelação das infraestruturas educativas e é financiado pelo Governo de Cabo Verde, através do fundo do tesouro.
 
 
 
 
 
Publicado em 03-08-2017