Protocolos de apoio financeiro a Moçambique

Protocolos de apoio financeiro a Moçambique

Decorreu no dia 4 de dezembro, a assinatura de um contrato-programa entre o Município de Lisboa e a UCCLA-União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, e outro entre o Município de Lisboa e a Cruz Vermelha Portuguesa, com vista à disponibilização de um apoio financeiro para a reabilitação e reconstrução de edifícios na cidade da Beira, em Moçambique, danificados pela passagem dos ciclones Idai e Kenneth.
 
Protocolo apoio Mocambique_2754  Protocolo apoio Mocambique_2773  Protocolo apoio Mocambique_2853
 
Os acordos, concretizados na sede da UCCLA, foram assinados pelo Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, vereador da Câmara Municipal de Lisboa com os pelouros do Desporto, Higiene Urbana, Proteção Civil e Regimento Sapadores Bombeiros, Carlos Manuel de Castro, e o presidente nacional da Cruz Vermelha Portuguesa, Francisco George.
 
A atribuição do apoio financeiro da CML à UCCLA - no montante de 75.000,00€ - será canalizada para a reconstrução dos edifícios onde funcionam os serviços do Conselho Municipal da Beira.
 
Para Vitor Ramalho, a UCCLA tem atualmente na cidade da Beira o técnico Carlos Brito, que fez o “levantamento das necessidades do edifício (do Conselho Municipal). Foi feita a abertura do concurso já, exclusivamente para empresas portuguesas, depois a fiscalização é completamente nossa”, afirmando que está tudo a correr como planeado.
 
Relativamente ao complexo de saúde, com maternidade e unidades de saúde, “os montantes têm sido criteriosamente utilizados” afirmou Francisco George, acrescentando que as “obras são fantásticas, no plano da qualidade. O arquiteto da câmara que está lá, João Gomes Teixeira, é fantástico. A obra física completa de edificação é inaugurada, seguramente, a 15 de março, que é o dia em que faz um ano”. 
 
De referir que a passagem dos ciclones Idai e Kenneth (ocorridos em março e abril deste ano) provocaram uma devastação generalizada em habitações, infraestruturas e campos agrícolas.
 
 
 
 
 
Publicado em 04-12-2019