Projeto “Participação na Escola” em formação

Projeto “Participação na Escola” em formação

A UCCLA foi convidada pela Câmara Municipal de Cascais a desenvolver em 2019/2020 o projeto “Participação na Escola”, que tem como objetivo melhorar a qualidade da participação e a reflexão/ação para a cidadania nas escolas do concelho de Cascais.
 
O projecto iniciou a sua acção com a formação “Educação para a cidadania e participação”, de 12 horas, que envolveu 28 assistentes operacionais de escolas públicas do município de Cascais, nos dias 17 e 19 de julho, das 9h30 às 16h30, no Centro de Interpretação Ambiental Pedra do Sal, no Estoril.
 
Cascais_DSC04746  Cascais_DSC04725  cascais_DSC04736
Cascais_DSC04761  Cascais_DSC04779  Cascais_DSC04810
 
O projeto surge no contexto de projetos anteriores como o “Aprender para o Desenvolvimento” e “Educação para a Cidadania Global” que decorreram no espaço da Plataforma Educar Melhor em Cascais - comunidade municipal de partilha e cooperação com o objetivo de impulsionar práticas educativas inovadoras, em parceria com a UCCLA.
 
O objectivo global do projecto é o de melhorar a qualidade da participação e a reflexão/ação para a cidadania nas escolas do concelho de Cascais, de modo a ampliar a abrangência dos projetos municipais “Hora bem! Digam lá” e “Assembleias de Escola”, levando-os à comunidade, criando oportunidades com os alunos de participação na governança local, através da apresentação de propostas para a comunidade ao executivo municipal, permitindo-lhes desenvolver competências de cidadania, para que se tornem autónomos e socialmente participativos.
 
O projeto envolve sessões participativas, plenários escolares e formação de assistentes operacionais e professores com estratégias de trabalho que possam desenvolver junto dos alunos competências de participação e cidadania que lhes permitam analisar e questionar criticamente a realidade, avaliar e seleccionar a informação, formular hipóteses e tomar decisões fundamentadas no seu dia-a-dia, na sua vivência escolar e comunitária.
 
 
 
Publicado em 22-07-2019