Prémio Camões para Raduan Nassar

Prémio Camões para Raduan Nassar

O escritor brasileiro Raduan Nassar é o vencedor do Prémio Camões 2016, sucedendo à portuguesa Hélia Correia. O Prémio Camões, no valor de 100 mil euros, foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, e atribuído pela primeira vez em 1989, ao escritor Miguel Torga.
 
Autor de referência para muitos brasileiros, Raduan Nassar nasceu em 1935, no Estado de São Paulo, é filho de libaneses, estudou direito e filosofia, mas foi a literatura que o celebrizou. Publicou o primeiro livro, o romance "Lavoura Arcaica", em 1975, e, três anos depois, a novela "Um copo de cólera". As duas obras seriam posteriormente adaptadas ao cinema. Em 1997 publicou a coletânea de contos "Menina a caminho".
 
O júri desta 28.ª edição do Prémio Camões, que justificou a escolha, com a promoção que Nassar fez da consciência política e social, contra o autoritarismo, foi constituído pela professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa Paula Mourão, pelo escritor português Pedro Mexia, pela escritora e professora da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Flora Sussekind, pelo escritor e professor da Universidade Federal de Minas Gerais Sérgio Alcides do Amaral, pelo reitor da Universidade Politécnica de Maputo, Lourenço do Rosário, e pela professora da Faculdade de Letras de Lisboa e da Universidade de Macau Inocência Mata, natural de S. Tomé e Príncipe.

 
 
 
 
Publicado em 04-06-2016