Porto e Mértola aderem à UCCLA

Porto e Mértola aderem à UCCLA

A UCCLA conta, desde o dia 31 de maio, com mais duas cidades membro, a cidade do Porto e a Vila de Mértola. As propostas de adesão foram aprovadas, por unanimidade, em reunião da Assembleia Geral da UCCLA.
 
A cidade do Porto entra na qualidade de Membro Efetivo e a Vila de Mértola como Membro Observador. Veja aqui os nossos Estatutos

 
Resenha histórica da cidade do Porto
 
As origens da cidade do Porto são remotas, existindo vestígios pré-históricos na área demarcada da cidade e da região do Porto.
 
A constituição da sua origem como cidade data de 417. Ao longo dos séculos foram vários os seus governantes, citando-se entre outros os Suevos, os Godos e mesmo os Mouros. Vímara Peres foi responsável pela reconquista do território aos Mouros e teve um papel fulcral no reordenamento e povoamento do Porto.
 
O condado, cujo nome deriva do topónimo Portucale, nasceu de uma dádiva do rei Afonso VI à sua filha D. Teresa e a D. Henrique de Borgonha. A cidade do Porto era, nessa altura, o morro da Sé rodeado por muralhas.
 
Muitos acontecimentos trágicos aconteceram na história no Porto ao longo de anos.
 
A restauração da democracia em Portugal dá-se na revolução de 25 de abril de 1974, tendo a cidade do Porto assumido um papel importante na consolidação do regime democrático, sobretudo nos primeiros anos após a revolução dos cravos.
 
O Porto foi distinguido com vários prémios de cariz cultural: “Cidade Património Mundial” pela UNESCO em 1996, “Capital Europeia da Cultura” em 2001 e “Melhor Destino Europeu” em 2012 e 2014, contribuindo para o aumento expressivo de turistas que visitam a cidade.
 
 
 
Resenha Histórica de Mértola
 
A Vila de Mértola, localizada no sudoeste do Alentejo, deve ao rio Guadiana grande parte da sua importância histórica. Porto fluvial em permanente contato com o mar foi, ao longo de milénios, um importante entreposto comercial por onde passaram os metais preciosos extraídos no interior alentejano (Aljustrel e São Domingos) e os cereais cultivados nos terrenos férteis da região de Beja.
 
O concelho de Mértola, com uma população de 7.274 habitantes (senso 2011) e com uma área de 1.293 km², corresponde a um dos maiores municípios de Portugal, localizando-se no extremo sudeste da Região Alentejana. Integra-se no distrito de Beja, tendo como limites os concelhos de Beja e de Serpa a norte, Castro Verde e Almodôvar a oeste, Alcoutim a sul e a província Andaluza de Huelva.
 
A valorização patrimonial e o programa museológico desenvolvido são elementos agregadores de uma estratégia global de desenvolvimentos que alia património, cultura, território e turismo.
 
Os vestígios do período islâmico e as influências deixadas nas mais diversas áreas têm em Mértola uma forte expressão e significado (tendo sido por duas vezes capital de reinos Taifas, do Al-Andalus, respetivamente nos séc. XI e XII). A investigação, a divulgação através das mais diversas formas e meios, e a importante rede de contatos mantida com diversos países da europa, do norte de áfrica e do médio oriente colocam esta Vila num ponto charneira e elo de ligação privilegiado para o debate atual em torno das questões do Islão.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 31-05-2016