Novo programa estratégico de cooperação entre Portugal e São Tome

Novo programa estratégico de cooperação entre Portugal e São Tome

O novo programa estratégico de cooperação (PEC) entre Portugal e São Tomé e Príncipe dedica 57,5 milhões de euros para projetos a desenvolver até 2020, para áreas tão diversas como a Educação, Formação e Cultura, Saúde e Assuntos Sociais.
 
O objetivo do novo programa pretende articular a ajuda aos projetos em São Tomé com outras vertentes da cooperação, em linha com a estratégia do Ministério dos Negócios Estrangeiros português e de dar um impulso acrescido à cooperação delegada, com fundos comunitários.
 
As áreas abrangidas pelo PEC são "Educação, Formação e Cultura", "Saúde e Assuntos Sociais" - em conjunto estas duas representam dois terços de todo o pacote financeiro - "Justiça e Segurança", "Finanças" e uma novidade: "Energia e Ambiente".
 
Teresa Ribeiro, secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, explicou que na conceção deste “PEC tivemos como orientações de fundo alguns princípios: queremos menos dispersão, ou seja verbas concentradas em projetos de maior envergadura, com uma capacidade de impacto mais significativa. Por outro lado, queremos que a intervenção tenha uma lógica participada e inclusiva, ou seja garantir que há uma aderência dos projetos à realidade local".
 
O anterior programa de cooperação não tinha a designação "estratégico" e contemplava um montante de 43,5 milhões de euros para o período 2012-2015.

 
 
 
 
Publicado em 02-09-2016