Nomeação do V Governo de Macau

Nomeação do V Governo de Macau

O Conselho de Estado da China nomeou os titulares dos principais cargos do V Governo e o procurador da Região Administrativa Especial de Macau, liderado por Ho Iat Seng, que irão tomar posse no próximo dia 20 de dezembro.
 
O futuro líder de Macau afirmou que a escolha da equipa governativa foi determinada pela integridade e capacidade de execução, e sublinhou que o combate à corrupção será uma das prioridades nos próximos cinco anos.
 
Como secretário para a Administração e Justiça foi nomeado André Cheong Weng Chon, que transita do Comissariado Contra a Corrupção (CCAC), para secretário para a Economia e Finanças foi escolhido Lei Wai Nong, até agora vice-presidente do Instituto para os Assuntos Municipais (antigo Leal Senado), enquanto Ao Ieong U, que exercia as funções de diretora dos Serviços de Identificação, vai ocupar o cargo de secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, de acordo com um comunicado do Gabinete de Comunicação Social.
 
Do Governo anterior, do chefe do Executivo cessante, Fernando Chui Sai On, continuam nas mesmas pastas, Wong Sio Chak, como secretário para a Segurança, e Raimundo Arrais do Rosário, como secretário para os Transportes e Obras Públicas.
 
Em relação ao novo titular da pasta para a Economia e Finanças Lei Wai Nong, Ho Iat Seng definiu que os objetivos passam por reforçar o apoio às pequenas e médias empresas assim como às microempresas.
 
Já a nova secretária para os Assuntos Sociais e Cultura, Ao Ieong U, afirmou pretender dar continuidade ao que já foi feito e definiu como prioridades a Saúde e a Segurança Social.
 
Por fim, o titular da pasta para a Segurança, que se mantém no mesmo cargo, Wong Sio Chak, frisou que que vai continuar os trabalhos para melhorar a segurança na cidade, através de um policiamento inteligente como o reconhecimento facial automático que arranca já no primeiro trimestre de 2020.
 
O Conselho de Estado chinês nomeou ainda os seguintes altos cargos: comissário contra a Corrupção, Chan Tsz King, comissário da Auditoria, Ho Veng On, que se mantém nas funções, e diretor dos Serviços de Alfândega, Vong Man Chong, atual subdiretor destes serviços.
 
Como procurador do Ministério Público, o Conselho de Estado chinês manteve Ip Son Sang.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 03-12-2019