Freitas do Amaral

Morreu Freitas do Amaral

Faleceu, dia 3 de outubro, Freitas do Amaral, com 78 anos. Como político foi uma personalidade de referência na institucionalização da democracia em Portugal. Fundador, juntamente com Adelino Amaro da Costa, do CDS - partido a que pertenceu o Eng.º Kruz Abecassis que, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, fundou em 1985 a UCCLA. A UCCLA apresenta à família e aos amigos de Freitas do Amaral as suas condolências.
 
Diogo Pinto de Freitas do Amaral nasceu na Póvoa de Varzim, a 21 de julho de 1941. Foi professor universitário, jurisconsulto, político, diplomata, divulgador histórico, romancista e dramaturgo português.
 
Doutorou-se em 1967 e ascendeu a catedrático em 1984. Fundador e primeiro presidente do CDS. Foi conselheiro de Estado, Vice-Primeiro-Ministro, Primeiro-Ministro interino, Ministro dos Negócios Estrangeiros (2 vezes) e Ministro da Defesa Nacional. No plano internacional, foi presidente da UEDC – União Europeia das Democracias Cristãs (1981-83) e presidente da Assembleia Geral da ONU (1995-96). Foi cofundador e primeiro diretor da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
 
 
 
Nota: Fotografia Expresso 
 
Publicado em 03-10-2019