Maria do Carmo Trovoada futura Secretária Executiva da CPLP

Maria do Carmo Trovoada futura Secretária Executiva da CPLP

Maria do Carmo Silveira, atual governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe, é oficialmente a figura indicada pelo Governo de Patrice Trovoada, para dirigir a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa nos próximos dois anos.
 
Maria do Carmo Trovoada já veio confirmar que é a figura escolhida pelo Governo e considera desafiador o cargo que lhe aguarda em Lisboa, Portugal - «porque, ao longo do meu percurso e durante 28 anos, tive a oportunidade de exercer cargos de destaque nas estruturas do Estado e no exercício dessas funções ganhei uma visão bastante abrangente sobre os problemas e desafios que enfrentam não só São Tomé e Príncipe, como muitos outros países da CPLP».
 
A futura secretária executiva da CPLP diz que pretende que a organização se transforme «num espaço de cooperação no domínio económico-empresarial para que os cidadãos da CPLP, os agentes económicos, e as empresas possam intervir neste processo», frisou.
 
É a segunda vez que São Tomé e Príncipe vai assumir o cargo de alto nível no seio da comunidade de Língua portuguesa. De 1996 à 2000, o antigo primeiro-ministro Joaquim Rafael Branco assumiu o cargo de Secretário Executivo Adjunto da CPLP.
 
Maria do Carmo Trovoada Pires de Carvalho Silveira, prima direita do atual primeiro-ministro são-tomense, Patrice Trovoada, é governadora do Banco Central de São Tomé e Príncipe desde 2011, tendo já sido também primeira-ministra e ministra das Finanças.
 
A eleição irá decorrer durante a próxima cimeira da organização que terá lugar no Brasil, no próximo mês de junho. Maria do Carmo Silveira deverá exercer o cargo durante dois anos após o término do mandato do moçambicano Murade Murargy.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 05-05-2016