Maputo lança Concurso Literário do Conto

Maputo lança Concurso Literário do Conto

No âmbito da Feira do Livro de Maputo - que terá lugar entre os dias 6 e 8 de outubro -  o Conselho Municipal de Maputo, a UCCLA e os vários parceiros lançaram, dia 18 de maio, o Concurso Literário do Conto, na Escola Secundária de Malhazine. 
 
Esta é mais uma actividade que se promove no contexto da Feira do Livro e destina-se aos alunos da 11.ª e 12.ª classe das Escolas Secundárias do Município.
 
Num encontro de celebração cultural, alunos e professores assistiram a algumas manifestações culturais, como danças tradicionais e declamações de poesia para além de depoimentos e partilha de experiências por parte de alguns escritores moçambicanos.  
 
    
 
Coube ao escritor e professor universitário Aurélio Cuna apresentar o concurso aos alunos, que pretende: estimular e valorizar a autoria e a criação literária entre os jovens, tendo como fim revelar novos autores de literatura moçambicana; promover o debate, a comunicação e a visibilidade da acção educativa e cultural entre escolas e comunidades escolares; distinguir, publicar e incentivar a produção literária, a circulação e distribuição de obras literárias originais do conto.
 

 
Fátima Langa, premiada escritora de contos, abriu algumas páginas da sua história, contando aos presentes alguns momentos que marcaram a sua longa trajetória enquanto escritora. Por seu turno, o escritor Juvenal Bucuane conversou com os alunos sobre a importância da leitura, vincando que só se é um bom escritor quando se é um bom leitor.
 
O Concurso Literário do Conto, nesta edição, envolve diretamente os alunos das seguintes Escolas Secundárias: Josina Machel (KaMpfumu), Noroeste I (KaMaxakeni), Malhazine (KaMubukwana), Armando Emílio Guebuza (Nlhamankulu), Eduardo Mondlane (KaMavota), KaTembe (KaTembe) e KaNyaka (KaNyaka).
 
A Feira do Livro de Maputo conta com a parceria da UCCLA desde a sua primeira edição, em 2015.
 
 
Universidade Eduardo Mondlane oferece livros à Escola Secundária de Malhazine
 
Ainda no âmbito da II Feira do Livro de Maputo, a Universidade Eduardo Mondlane (UEM), através da Imprensa Universitária, ofereceu livros de diferentes áreas à Escola Secundária de Malhazine. Trata-se de livros de Matemática, Física, Geografia e outras disciplinas que vão alargar o acervo bibliográfico da Escola. A UEM é, também, uma das instituições parceiras que vem abraçando o projeto da Feira desde a sua primeira edição.     
 
 
 
 
Publicado em 19-05-2016