Macau inaugura maior terminal marítimo de passageiros

Macau inaugura maior terminal marítimo de passageiros

O Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, o maior terminal marítimo de Macau (Membro Efetivo da UCCLA), foi inaugurado dia 18 de maio e entrará em funcionamento a 1 de junho. 
 
O novo terminal ocupa uma área de 200 mil metros quadrados e tem 16 lugares de atracação para embarcações rápidas, três cais multifuncionais e 127 canais de passagem fronteiriços, além de heliportos. A infraestrutura começou a ser construída em 2005, mas sofreu uma série de alterações, que elevaram o orçamento até 3,8 mil milhões de patacas (426 milhões de euros), ou seja, seis vezes mais do que o inicialmente previsto.
 
A obra de construção “foi gigantesca e as dificuldades foram grandes”, afirmou a diretora dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água, Susana Wong, no discurso da inauguração do terminal, que contou com a presença do chefe do Executivo, Fernando Chui Sai On, entre outros titulares dos principais cargos, como secretários.
 
Susana Wong referia-se às sucessivas alterações de que foi alvo o projeto e essas mudanças elevaram o custo de execução do terminal, mas o secretário para os Transportes e Obras Públicas, Raimundo do Rosário, relativizou a amplitude da derrapagem orçamental, dado tratar-se de uma “obra muito grande”. “Não creio que tenha havido uma grande derrapagem”, afirmou.
 
Com a entrada em funcionamento da nova infraestrutura é encerrado o terminal de marítimo provisório da Taipa, localizado a poucos metros de distância, junto ao Aeroporto Internacional de Macau e a paredes meias com o Cotai (faixa de casinos entre as ilhas da Taipa e Coloane).
 
A funcionar desde 2007, o terminal provisório, que foi construído para atenuar a pressão do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior (na península de Macau) antes da conclusão das obras do definitivo, tornou-se “a terceira maior fronteira marítima de Macau”, sublinhou Susana Wong.
 
O terminal provisório vai ser demolido, no âmbito da terceira fase do projeto, dando lugar a infraestruturas de apoio ao definitivo, como depósitos de combustíveis. “Os terminais marítimos de passageiros são uma das portas de entrada importantes para os cidadãos e visitantes entrarem e saírem de Macau, com o registo, nos últimos cinco anos, de cerca de 120 milhões de entradas e saídas”, enfatizou Susana Wong.
 
O novo terminal, que tem uma ligação direta ao aeroporto, entra em funcionamento a 01 de junho, mas não a todo o gás: na fase inicial vão estar abertos apenas oito cais, sendo que as lojas e restaurantes, por exemplo, também vão começar a funcionar mais tarde.
 
O Terminal Marítimo de Passageiros da Taipa, com capacidade para receber 400 mil passageiros por dia, vai oferecer as mesmas rotas do provisório – com ligações a Hong Kong e a Shenzhen (no interior da China). Dos 30,9 milhões de visitantes que Macau recebeu ao longo de 2016, mais de um terço (ou 10,7 milhões) chegaram por via marítima, de acordo com dados oficiais.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 18-05-2017